Residentes do HGF são selecionados para estágios fora do país
3 de setembro de 2015 - 21:29
O Hospital Geral de Fortaleza é reconhecido por ser uma das maiores unidades de saúde pública do Ceará formadora de médicos especialistas. Atualmente, existem 24 programas de residência médica. Ao todo 123 médicos residentes estão distribuídos em 35 clínicas. Entre elas, clínica médica, anestesiologia, neurologia e nefrologia, sendo essas, com um número maior de estudantes.
Prova do reconhecimento da unidade, como fonte educadora, se configura em histórias de residentes como Paula Soares de Mattos Carneiro e João Brainer Colares de Andrade, residentes de Oftalmologia e de Neurologia, respectivamente. Os dois foram aprovados em estágios em dois grandes hospitais fora do país. O residente do segundo ano de Neurologia do HGF, João Brainer Colares de Andrade, atuou no Massachusetts General Hospital (MGH), vinculado a Harvard Medical School, em Boston.
No Serviço de Neurologia desta instituição, o residente do HGF acompanhou visitas na Neuroscience Care Unit e Neuro-ICU, participou de sessões clínicas, sessões de Patologia e de Neurorradiologia. Este é um dos melhores hospitais dos Estados Unidos, segundo o ranking do U.S. News & World Report. João Brainer foi tutorado pelo professor da Harvard Medical School, Dr. Aneesh Singhal, além de outros membros do staff do Neurology Departament do MGH. A seleção do residente durou três meses.

João Brainer Colares de Andrade
No mesmo caminho temos a residente do terceiro ano de Oftalmologia no HGF, Paula Carneiro. Ela esteve no Hospital Credit Valley Eye, vinculado a Universidade de Toronto. A residente acompanhou o médico especialista em Glaucoma que é responsável por uma nova técnica minimamente invasiva de abordagem ao Glaucoma, Dr. Ike Ahmed. A técnica já está disponível na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.
Exemplos de dois cearenses de sucesso, com histórias, desafios e conquistas que têm o HGF como impulsionador. Médicos que ao se formarem trarão conhecimento diferenciado para o nosso Estado e, claro, para todo o país. De acordo com eles, o desafio é moderar serviços que conciliem alta qualidade assistencial, dentro do modelo brasileiro de assistência pública em saúde. O desejo de conhecer novas técnicas e modelos assistenciais fez os dois residentes buscarem novos desafios. “Cada esforço representa a vontade de aprender nos melhores centros do mundo para trazer inovação ao nosso país”, afirma João Brainer.
Paula Soares de Mattos Carneiro
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF