Treinamento: acesso à informação na decisão clínica

2 de setembro de 2015 - 18:07

Como obter e aplicar de forma coerente e eficiente as informações relacionadas à saúde? Para responder a estes questionamentos, os profissionais do Hospital Geral de Fortaleza participaram durante dois dias o treinamento “Acesso e Uso da Informação e Evidência para Apoio à Decisão Clínica”. O assunto foi abordado entre os profissionais em dois segmentos, àqueles ligados a área assistencial de forma ampla e outros vinculados ao trabalho na neonatologia. O objetivo da capacitação foi ampliar o leque de informações juntos aos colaboradores e contribuir para a melhor colocação delas no momento da decisão clínica.

banner curso hgf2

O treinamento foi promovido pela Seção de Ensino, Pesquisa e Aperfeiçoamento (Seap), por meio da Biblioteca do HGF. A iniciativa contou com as parcerias do Ministério da Saúde e da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme). O curso foi ministrado pela tecnologista do Ministério da Ciência e Tecnologia e Gerente de Serviços de Informação e Evidências na BIREME/OPAS/OMS, Carmen Verônica Mendes Abdala. A facilitadora utilizou casos reais do hospital para mostrar aos participantes as melhores práticas na busca pelas informações privilegiadas, através de fontes bibliográficas de níveis nacional e internacional, bem como aplicá-las no cotidiano das tomadas de decisões clínicas.

Verônica Mendes considera que o conhecimento científico está diretamente ligado às boas práticas em saúde. “Estamos ensinando a buscar e aplicar corretamente das informações privilegiadas, assim promovemos a melhora de tratamentos e subsídios à pesquisas cinetíficas que estejam sendo desenvolvidas”, afirmou.

banner curso hgf3

De acordo com o presidente da Seap, Artur D’Almeida, o treinamento é importante, haja vista que a dificuldade hoje é saber buscar a informação coerente em meio ao grande volume de dados tecnológicos disponíveis e saber interpretar o dado encontrado para aplicar no meio prático. O curso chega para ajudar a encontrar soluções para esses impasses.

O treinamento “aproxima os profissionais à Biblioteca e ao Seap do HGF, onde eles conseguem tirar proveito das fontes de informação de forma aberta, gratuita e na velocidade de um click”, afirma a  Bibliotecaria do HGF, Silvia Oliveira.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF