Ouvidores discutem como agilizar respostas aos pacientes

24 de agosto de 2015 - 19:00

Ouvidores dos hospitais e unidades que integram a rede de assistência da  Secretaria da Saúde do Estado do Ceará estiveram nesta segunda-feira, 24, no Hospital Geral de Fortaleza. O objetivo da visita: promover a III Oficina do Ciclo de Qualificação das Unidades Hospitalares da Rede de Ouvidores da Sesa.

O grupo debateu o perfil de cada unidade da rede de saúde pública estadual, discutiu as diversas etapas do processo de trabalho das ouvidorias e como dar respostas corretas e rápidas ao cidadão que busca resolução de problemas. Apresentaram informes e calendários de visitas técnicas que devem ocorrer durante todo o ano. De acordo com ouvidora do HGF, Antônia Lira do Rêgo, essa é uma oportunidade para trocar experiências, fazer uma espécie de intercâmbio de ideias e, assim, aperfeiçoar o trabalho desenvolvido.

alt

A diretora administrativa do HGF, Maria de Lourdes Mota, falou sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelos ouvidores, de como o profissional ajuda no decorrer do processo chegada/internação/alta do paciente e ainda lançou ideias de como ofertar atendimento cada vez melhor. Esteve presente também o diretor médico do HGF, Sérgio Pessoa, que destacou como a união do grupo faz a diferença quando  há uma reclamação e como chegar a uma conclusão eficaz, de forma coerente, objetiva e clara.

Atualmente, 22 hospitais e unidades compõem a rede de ouvidorias da Sesa. São 55 ouvidores distribuídos nas unidades. Os números foram repassados pela ouvidora geral da saúde do Estado, Ana Paula Girão Lessa. Ela conduziu a oficina, em que foram pontuadas questões relacionadas a maneira correta de organizar todos os registros que chegam à ouvidoria, dicas para a elaboração das respostas e o que evitar durante todo o processo.

Clique aqui para mais fotos.

 
alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF