Treinamento busca aumentar a quantidade de doações no HGF

19 de agosto de 2015 - 14:33

Durante três meses, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Geral de Fortaleza, vai atuar no treinamento de profissionais ligados a doação. O objetivo é capacitá-los para o processo doação/captação/transplante. Desta forma, o CIHDOTT pretende alavancar o número de doadores e, consequentemente, a quantidade de transplantes realizados no Ceará.
 
O treinamento já começou. O ponto de partida foi a palestra da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa. A especialista pontuou o cenário atual dos transplantes no Brasil e no Ceará. Ela abordou a importância de todos os setores da unidade se envolverem, os gerentes e os profissionais que estão na linha de frente. De acordo com a coordenadora, é essencial ter o conhecimento das leis vigentes e dos tramites legais que envolvem todo o processo.
 
O III Curso de Formação em Doação de Órgãos e Tecidos reuniu enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e demais profissionais. O intuito é formar agentes multiplicadores na identificação de potenciais doadores dentro desta unidade. “Temos que sensibilizar um grande número de profissionais da saúde que atuam no HGF com relação ao processo de captação de órgãos que começa na identificação de potenciais doadores e abordagem da família”, disse a coordenadora do CIHDOTT, Márcia Vitorino.
 
Cerca de 120 pessoas estão inscritas no ciclo de palestras. As vagas para participar do encontro foram preenchidas antes mesmo da finalização das inscrições. Essa é uma informação da CIHDOTT. Para a coordenadora da Comissão, “isso demonstra o interesse dos profissionais em contribuir com o crescimento da demanda de doadores e transplantes.” 

alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF