No HGF funciona o Banco de Olhos do Ceará
10 de julho de 2015 - 13:19
Sabe aquela conhecida expressão “janela da alma”? Pois é, são os nossos olhos que nos fazem descobrir novas cores, expressar sentimentos e ampliar a percepção de outros sentidos. A visão é um dos bens mais preciosos do ser humano. No entanto, a saúde dos olhos algumas vezes é deixada de lado e quando se percebe o problema já é tarde demais.
Na busca por ofertar qualidade de vida àqueles que por algum motivo perderam a capacidade de enxergar, funciona o Banco de Olhos do Estado do Ceará. O Hospital Geral de Fortaleza mantém o único local onde são armazenadas as córneas que são utilizadas nos transplantes. A unidade terciária, de alta complexidade, faz a captação, preservação e distribuição de córneas para os centros transplantadores de Fortaleza. No Banco de Olhos do HGF ficam armazenadas as córneas captadas em todos os hospitais do Ceará.
O objetivo é agilizar o processo, garantindo que o transplante de córnea ocorra o mais rápido possível. O Banco de Olhos do HGF é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes – dentro dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está subordinado a Central Nacional de Captação e Distribuição de Órgãos.
Em 2014 foram captadas pelo Banco de Olhos 1.000 globos oculares enucleados, destes, 849 foram preservados. Nos seis primeiros meses deste ano (jan/jun) foram captadas 470 córneas.

Mais informações
Banco de Olhos do HGF – 3101.7088
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF