Festejos juninos movimentam o Serviço de Hipertensão
29 de junho de 2015 - 19:29
Idade avançada? Pressão alta? Diabetes? Dor? Nada disso. Aqui só tem lugar para o colorido das chitas, chapéu de palha, sorrisos e muito arrasta pé. O tradicional São João do Serviço de Cardiologia e Hipertensão movimentou a segunda-feira no Hospital Geral de Fortaleza. Há quinze anos o setor reúne os pacientes hipertensos acompanhados pelo Serviço para lembrar os festejos juninos.
O casal Raimunda Lima Santos e Francisco Sousa Santos é a prova de que mudanças de hábitos e acompanhamento adequado transbordam em qualidade de vida. Os dois são pacientes atendidos no HGF. Ela há mais de 30 anos e ele há pouco mais de dez. O casal hipertenso e diabético fez da segunda-feira um dia diferente. A roupa junina saiu do armário e a alegria era possível ver nos olhos dos dois. “Esperamos por esta festa com ansiedade. Nos sentimos vivos e capazes.”, diz Raimunda Lima, emocionada.
De acordo com as organizadoras do encontro o objetivo é alinhar tratamento à qualidade de vida. “Muitos aqui passam por tratamentos exaustivos. São medicações diárias. Com a festa junina levamos descontração e levantamos o astral deles.”, afirma a enfermeira Valéria Gilse Cavalcante. A equipe da organização ainda é composta pela enfermeira Tânia Pinheiro de Sousa e pela nutricionista Gorete Ferreira Lima.
Quem prestigiou o São João da Turma da Hipertensão foi o diretor geral do HGF, Romero Esmeraldo. O gestor falou da importância em reunir o grupo como parte do sucesso no tratamento. Segundo ele, momentos como este agregam e fazem uma interlocução entre profissionais da saúde e pacientes. A Unidade de Saúde está capacitada para tratar o hipertenso de difícil controle, de alta complexidade. O serviço de hipertensão do HGF atende em média 60 pacientes por dia e a maioria, dependendo do quadro clínico, é acompanhada rotineiramente. São cadastrados cerca de 6 mil hipertensos no Serviço.
Atendimento no HGF
Para ser atendido pelo Serviço de Cardiologia e Hipertensão do Hospital Geral de Fortaleza é preciso procurar as unidades de saúde primária ou especialistas de outras unidades hospitalares com atendimento secundário. Na prática, são os Postos de Saúde (rede municipal) que encaminham e marcam a primeira consulta para os pacientes.
Mais informações
Serviço de Cardiologia e Hipertensão do HGF – 3101.3256
Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) – 3101.3209
Clique aqui para ver mais fotos do Arraía da Cardiologia !
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF