Higienização Hospitalar é tema de curso no HGF

8 de junho de 2015 - 14:28

“Higienização não é uma simples atividade doméstica. A ação requer expertise, técnicas corretas, atenção e cuidados, principalmente, quando o assunto é a limpeza de unidades de saúde.” A citação é da coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral de Fortaleza, Maria Madalena de Souza. A afirmação norteia o curso de Higienização Hospitalar que está sendo realizado no HGF. 
 
O curso tem o objetivo de evitar contaminações e a disseminação de infecções, haja vista que dentro de qualquer hospital existem microorganismos multirresistentes, bactérias e vírus nocivos à saúde. Durante a palestra, a especialista pontuou princípios básicos de higienização, quais tipos de produtos são utilizados e os equipamentos de proteção individual para a segurança do trabalhador. “Qualificar a equipe de higienização é necessário, pois um dos pilares para um atendimento de qualidade é proporcionar segurança, conforto e bem-estar aos pacientes.”, destacou Madalena de Souza.
 
A capacitação de boas práticas em higiene hospitalar tem duração de 24 horas/aulas. O público alvo são os supervisores de higienização do HGF. São eles que se tornarão agentes multiplicadores junto aos demais profissionais. Quem participou do encontro deixou claro que o aperfeiçoamento nessa área deve ser periódico e constante, pois há sempre novos funcionários chegando ao Serviço. “Além disso, é primordial que o profissional conheça a sua real função e não à desvie para a realização de outras tarefas, finaliza a coordenadora do NHE.
alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF