28/04: Dia Mundial do Sorriso. HGF é destaque na Saliva Artificial.

28 de abril de 2015 - 15:11

Sorrir é de graça e traz inúmeros benefícios, dizem os especialistas. Sorrir diminui a ansiedade, reduz a pressão arterial, tonifica os músculos do rosto, traz relaxamento e até reforça o sistema imunológico e alivia dores.

 
E sorrir com saúde é melhor ainda, não é mesmo? Hoje, 28 de Abril, no Dia Mundial do Sorriso, o Serviço de Odontologia do Hospital Geral de Fortaleza destaca o Projeto Saliva Artificial. Há 14 anos o Programa atende, principalmente, pacientes que apresentam osteorradionecrose, ou seja, sequela pós tratamento de radioterapia de câncer de boca e pescoço.
alt
 
De acordo com o chefe do Serviço de Odontologia do HGF, Eliardo Silveira, o processo de perda salivar é, geralmente, irreversível, isso porque quando se perde as glândulas salivares não há como recuperá-las. “A saliva é responsável pela lubrificação de todos os tecidos internos da boca. Ela ajuda também na fala e na deglutição. Cada pessoa produz em média, por dia, 1 litro e meio a 2 litros de saliva.”, explica o odontologista. 
 
Atualmente, são atendidos pelo Programa de Saliva Artificial cerca de 70 pacientes. No Serviço eles ainda são acompanhados pela Odontologia, haja vista que a falta da produção das glândulas salivais acarreta problemas como cáries, por exemplo. “Quando se perde a saliva há alterações significativas, possibilitando os agentes microbianos se instalarem com mais facilidade”, diz Eliardo Silveira Santos.
 
Atendimento
Os pacientes são encaminhados pelos principais Hospitais que possuem Serviços de tratamento de cabeça e pescoço no Ceará. Para ter acesso ao Programa é preciso que o paciente seja referenciado (encaminhado) de uma outra unidade hospitalar, até mesmo onde tenha realizado o tratamento oncológico, por exemplo.
Mais informações:
Serviço de Odontologia do HGF –  3101.3249

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF