Combate à hipertensão arterial é tema de palestra no HGF
Depois de um grave acidente de carro, de várias cirurgias reparadoras e de exames complementares para acompanhar a evolução do tratamento pós-traumático veio o diagnóstico inesperado: hipertensão. Francisco Eduardo de Lima conta que descobriu a pressão alta numa situação adversa da vida.
Já a aposentada Maria Viana Pacheco descobriu a hipertensão quando estava acompanhando uma amiga numa consulta médica, no ambulatório de cardiologia. Após aferir a pressão arterial, com a equipe da enfermagem, o diagnóstico se confirmou. “Eu não sabia que tinha hipertensão. Pra mim foi uma surpresa.”
Na vida de Nazaré Nascimento Costa a história não é diferente. O relato de surpresa na descoberta da hipertensão é parecido com os outros. A aposentada falou que a alteração na pressão arterial surgia após estresse dentro de casa. “Teve um dia que eu me aborreci e quando vi a pressão já subiu. De lá pra cá tomo meus medicamentos todos os dias.”, disse.
Depoimentos que se repetem e comprovam uma das características da hipertensão arterial que é assintomática. A doença que se manifesta silenciosamente foi tema de palestra no encontro que ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data é lembrada em 26 de Abril.
Todos esses pacientes fazem parte do Ambulatório de Cardiologia e Hipertenção do Hospital Geral de Fortaleza. De acordo com a equipe do Serviço, o objetivo do encontro é trazer de uma forma clara e objetiva a importância do tratamento contínuo, da prática de atividades físicas e da alimentação saudável.
A palestra foi ministrada pela cardiologista Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos. A especialista falou sobre os sintomas da doença, quais os fatores de risco, como se prevenir e tratamento. Ainda durante o encontro que ocorreu no auditório principal do HGF, os pacientes receberam material educativo, participaram de uma aula de ginástica laboral e finalizaram com um lanche.
Atendimento
Para ter acesso aos serviços prestados pelo Ambulatório de Cardiologia e Hipertensão do HGF é preciso ir ao Posto de Saúde. Lá será solicitada e marcada a consulta para o especialista cardiologista.
Mais Informações:
Ambulatório de Cardiologia e Hiperensão Arterial do HGF – 3101. 3256
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF