18 de março: Dia do Maqueiro
18 de março de 2015 - 16:08
“Me sinto realizado profissionalmente quando vejo nos olhos de um paciente a felicidade de um atendimento ou um muito obrigado depois da alta.”. A afirmação vem do maqueiro Raimundo Nonato da Silva. O funcionário trabalha no Hospital Geral de Fortaleza há seis anos. Emocionado, ele fala da profissão de maqueiro e conta casos peculiares que jamais sairão de suas lembranças. “Teve uma gestante de alto risco que chegou aqui para ter o filho. Eu conversei com ela e a acalmei. Eu vivi uma história parecida com minha esposa.”, narra o maqueiro.
Como Raimundo Nonato, existem mais 72 maqueiros que compõem o quadro de funcionários do HGF. Hoje, 18 de março, Dia do Maqueiro, o Hospital Geral de Fortaleza faz uma homenagem a todos esses profissionais. Eles são responsáveis pelo transporte dos pacientes seja na chegada do doente, para a realização de exames, em procedimentos no centro cirúrgico, nos ambulatórios ou em quaisquer setores do Hospital. Além disso, eles estão presentes nas principais portas de entrada da unidade, inclusive na Emergência existe uma equipe diuturnamente.
Recentemente foi implantado um novo sistema na Central de Maqueiros. Um novo fluxograma está sendo seguido para dar agilidade, fluidez e segurança no momento do atendimento ao paciente. Na prática, eles seguem um protocolo de atendimento que dispõe sobre quais ferramentas são necessárias para cada chamada, especificamente, como, por exemplo, se é preciso cadeira de rodas, macas ou oxigênio.
Por dia são registradas 250 chamadas na Central de Maqueiros. A gerente da Unidade de Serviços Gerais, Comunicação e Administração (USGCA), Lucimar Magalhães Morais, chama atenção para um ponto relevante: o treinamento desses profissionais. Segundo ela, um dos objetivos, neste ano, é tornar a capacitação desses funcionários periódica. “A próxima turma que vai passar por requalificação deve se reunir agora no fim de março.”, informou.