Dia Mundial do Rim é pautado com ações de prevenção no HGF

13 de março de 2015 - 17:01

Os rins são órgãos essenciais à vida. Eles são responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de sódio, potássio e cálcio, da pressão arterial e da quantidade de água do corpo, além de estimular à produção de glóbulos vermelhos, de vitamina D, etc. A má notícia é que a partir dos 40 anos de idade, todo mundo perde em média 1% da função renal a cada ano. Isso é o que alerta a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

alt

Sabendo de tudo isso, como anda a saúde de seus rins? Essa foi a pergunta que a equipe do Serviço de Nefrologia fez aos usuários do Hospital Geral de Fortaleza. Em alusão ao Dia Mundial do Rim que acontece em 12 de março médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e técnicos proporcionaram uma manhã de orientação.

alt

No hall do Núcleo de Atendimento do Cliente (NAC), pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários puderam participar da aferição de pressão arterial, medição de glicemia e pesagem corporal. O objetivo era orientar quem passasse por ali sobre as doenças que podem acometer os rins, a partir de fatores de risco como o sobrepeso, a hipertenção e o diabetes.

alt

De acordo com especialistas, no decorrer de todas as fases da vida deve haver a preocupação com o diagnóstico precoce de disfunções renais, haja vista que dados da SBN indicam que 10% da população mundial têm Doença Renal Crônica. Atenta vai ficar a dona de casa Carmen Sousa. Ela descobriu, durante a ação, que é hipertensa, sendo este, um dos fatores de risco para a doença renal. “Eu nunca tive pressão alta. Agora vou me cuidar para evitar problemas futuros.”, disse.

Fique atento
Há várias patologias que podem determinar alterações na função renal e muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins. A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. Cuide-se. Previna-se.


Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF