Cerca de 2 mil pessoas passam pelo Planejamento Familiar do HGF

4 de março de 2015 - 14:44

 
O casal Antônio Luciano Jacinto e Ângela Maria Alves espera o segundo filho. A gravidez da dona de casa é de risco. Ela já passou por três abortos. Ao oitavo mês de gestação, os dois estão em busca de métodos contraceptivos permanentes. Ela pretende fazer uma laqueadura tubária, após o parto, se houver essa possibilidade. Já ele, acompanha a esposa e tira todas as dúvidas. “Não sei se ela vai poder fazer a ligadura das trompas. Por isso, tem a chance de eu mesmo passar por uma vasectomia.”, explica o motorista.   
 
A história desse casal é igual a muitas outras que passam pelo Planejamento Familiar do Hospital Geral de Fortaleza. O Programa é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher e ao homem, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. O HGF, enquanto instituição credenciada ao Sistema Único de Saúde, garante em toda a sua rede de serviços, assistência especializada neste quesito.
 
O Planejamento Familiar engloba atendimento pré-natal, assistência ao parto, puerpério e ao neonato, assistência à concepção e contracepção, controle das doenças sexualmente transmissíveis, controle e prevenção de doenças como o câncer. Uma das principais procuras é com relação à laqueadura tubária e a vasectomia.
 
Após frequentar as reuniões, preencher todos os requesitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as mulheres e os homens podem se inscrever manifestando a vontade de passar pelos procedimentos. A coordenadora do Serviço de Planejamento Familiar do HGF, Mônica Medeiros de Vasconcelos, promove palestras bem didáticas. Os métodos contraceptivos permanentes, compõem apenas parte da conversa. Eles aprendem sobre aparelhos reprodutores feminino e masculino, quais os cuidados do pré e pós-operatório, entre outros assuntos. Aqui é o espaço para eles tirarem dúvidas.
 
As reuniões acontecem geralmente uma vez por semana. A orientação é que mulher e o companheiro participem desse momento juntos.
 
alt
 
Como fazer parte do Programa
As pessoas que queiram fazer parte do Programa devem procurar, primeiramente, a atenção básica de saúde, ou seja, os Postos de Saúde. Lá devem solicitar um encaminhamento para o HGF. Aqui mesmo na instituição é feito o cadastro e marcada a primeira consulta no Planejamento Familiar.
 
Vale ressaltar que, as famílias que participam das reuniões do Serviço são exclusivamente pacientes de alto risco, ou seja, que sofrem de alguma patologia grave ou que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela legislação que regulamenta o Planejamento Familiar. Por ano são atendidas pelo Serviço, no HGF, cerca de 2 mil  pessoas, entre homens e mulheres.
 
Clique aqui e conheça a Lei do Planejamento Familiar
 
Mais informações
Planejamento Familiar: 3101.3262
 

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF