Técnicos de enfermagem participam de capacitação no HGF

23 de fevereiro de 2015 - 14:24

Lucília Alves da Silva foi frequentadora, assídua, do Hospital Geral de Fortaleza por mais de dois meses. A rotina da jovem foi alterada por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pelo avô. Lucíola, antes auxiliar de serviços gerais em uma escola, despertou para a área da saúde e, hoje, após 2 anos de formação acadêmica, é técnica de enfermagem. Agora, Lucíola retorna ao HGF de uma forma bem diferente. “A doença do meu avô me fez despertar para um mundo que nem me passava pela cabeça. Hoje vou contribuir. Quero fazer parte dessa história e ajudar outras pessoas, assim como ajudei meu avô.”, diz.
 
A jovem faz parte da turma de novos profissionais que chegaram, recentemente, ao Hospital Geral de Fortaleza. Eles estão participando do curso de aperfeiçoamento ofertado pela instituição. Ao todo vinte técnicos e auxiliares de enfermagem, em admissão no HGF, devem passar por oficinas, simulações de possíveis casos ocorrentes, dinâmicas interativas e debates sobre práticas assistenciais.
 
Ética profissional: direitos e deveres, biossegurança e segurança do paciente, cuidados de higiene e prevenção de lesões de pele foram alguns temas pautados na capacitação voltada para os técnicos de enfermagem. O objetivo da capacitação é orientar os profissionais sobre o processo de normas e rotinas do HGF, estimulando a comunicação e o trabalho em equipe.

alt

De acordo com a gerente do Serviço de Enfermagem do HGF, Valéria Maria Viana Barbosa, é necessário conhecer e difundir os protocolos assistenciais entre as turmas que chegam para atuar na instituição, haja vista que o HGF é uma unidade de saúde terciária, cuida de pacientes com patologias de alta complexidade e, portanto, precisa de profissionais muito bem capacitados.
 
Durante pouco mais de uma semana, em 20 horas aula de curso, os técnicos participarão tanto de aulas teóricas como também de ensinamentos práticos. Na grade de programação das aulas práticas vale destacar temas como, por exemplo, administração de medicamentos, avaliação de sinais vitais, punção venosa, tipos e realização de alimentação, importância dos registros de enfermagem, reaminação cardiorrespiratória e manuseio de equipamentos (monitores, aspiradores, ECG e glicosímetro). Segundo os monitores, esses podem até parecerem temas superficiais, já estudados durante a formação acadêmica, mas que devem ser aplicados e revisados durante toda a vida profissional. A turma ainda deve fazer visitas às unidades do hospital, com o objetivo de conhecer todas as instalações.

alt

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF