Banco de Leite do HGF precisa de doações: você pode fazer a diferença
9 de fevereiro de 2015 - 13:03
Sorrisos, folia, diversão e orientação para falar de um assunto sério: a doação de leite materno. A maneira lúdica foi escolhida para alertar a população da necessidade do Banco de Leite Humano, do Hospital Geral de Fortaleza, agora no período de carnaval. Durante os cinco dias do feriadão são necessários uma média de 40 litros de leite materno. O alimento vai atender os bebês prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI NEO) e também nos leitos do Canguru.
Quem faz o alerta é a coordenadora do BLH do HGF, Lúcia Virgínia Aragão, em conjunto com toda a equipe que compõe o Serviço. De acordo com a coordenadora, por dia são necessários cerca de 7 litros de leite materno para alimentar os pequenos prematuros que nascem na unidade. Lúcia Virgínia ressalta, ainda, que atualmente o estoque do Banco de Leite está com 23 litros, ou seja, esse número tem quase que dobrar para atender a demanda do carnaval.
Participando do Bloco “Amigos do Peito” estavam profissionais da área da saúde, as mamães que fazem parte do cadastro de doadoras e até acompanhantes e visitantes. Todos em prol de uma única causa: ajudar quem precisa de leite materno para sobreviver. Benedita Sousa, mãe da pequena Amanda, de cinco meses, faz doações periódicas. “Eu sei como o leite materno faz a diferença na vida de um bebê, principalmente, se ele nasce antes do tempo. Sei que evita algumas doenças, ajuda na digestão e previne de possíveis problemas de saúde no futuro.”, diz a mãe.
A animação tomou conta dos corredores, dos andares do prédio eletivo, das recepções, do setor de marcação de consultas e exames e, até, da parte administrativa do Hospital. As marchinhas seguiam o tom dos funcionários que se reuniram e formaram uma banda. Um deles era Raimundo Nonato da Silva que trabalha no setor da segurança orgânica há mais de 15 anos. Ao som do saxofone, ele animou quem participava da festa. “Ajudar me faz bem, principalmente, se for para uma causa dessas.”, disse Raimundo Nonato.
Como ajudar
O BLH do HGF atende uma média de 50 bebês por mês. As doações de leite materno podem ser feitas no próprio hospital ou ainda, se a mãe não puder vir à unidade, a equipe do Banco envia um carro para colher o alimento. Todos podem ajudar inclusive quem não é mãe ainda, haja vista que o BLH também necessita de frascos de vidro com tampa de plástico para pasteurizar e armazenar, de forma correta, o alimento.
Serviço
Banco de Leite Humano do HGF
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu
Contato: 3101.3335
Funcionamento: 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.