Neurocirurgiões renomados participaram do I Encontro de Atualização em Neurocirurgia

31 de janeiro de 2015 - 14:17

Na manhã deste sábado, 31/01, o Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza, em parceria com a Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral -, promoveu o I Encontro de Atualização em Neurocirurgia do HGF. O objetivo do evento foi debater sobre novos procedimentos neurocirúrgicos e ainda abordar técnicas veteranas que ainda são amplamente utilizadas como, por exemplo, a que foi desenvolvida pelo renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer.
 

Para isso esteve presente ao Encontro o professor titular da PUC/RJ e diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. O especialista deu ênfase a hipocampectomia, um procedimento desenvolvido pelo então neurocirurgião Paulo Niemeyer ainda na década de 50. Essa é uma técnica que melhora as crises de epilepsia psicomotoras e traz inúmeros benefícios aos pacientes. A palestra de Paulo Niemeyer Filho enfatizou o início da utilização desse procedimento e tomou como base um exemplo de neurocirurgia, já realizada, para identificar os principais pontos da técnica.

alt
 

Compartilhando informações e trocas de experiências estavam, além de neurocirurgiões, também neurologistas e clínicos gerais. De acordo com o presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (SEAP-HGF), José Artur Costa D’Almeida, esse é o principal objetivo de discussões como essa. Segundo ele, a SEAP investe em educação continuada, capacitando profissionais. Sentimento também compartilhado pelo coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral -, Gerardo Cristino Filho. O especialista falou sobre a necessidade de promover uma interface entre profissionais.
 
O chefe do Serviço de Neurocirurgia do HGF, Edson Lopes Júnior, que esteve à frente da organização do Encontro, ressaltou que o momento serve para que especialistas se atualizem e discutam quando e como deve ser aplicada a hipocampectomia. O neurocirurgião falou ainda sobre a oportunidade de também ouvir a palestra do professor da Universidade de Lyon, na França, Marc Sindou. Na segunda palestra do Encontro, o médico francês abordou as lesões do sistema nervoso que causam dores lancinantes.

alt
 

Prestigiando o Encontro esteve o diretor geral do HGF, Zózimo Luís de Medeiros. O gestor pontuou os avanços que o serviço neurocirúrgico vem colecionando nos últimos anos. De acordo com ele, em 2009 eram realizadas, por semana, quatro cirurgias neurológicas; em 2013, esse número saltou para cerca de 50 por mês, isso significa uma média de 12 por semana. Já no ano passado, eram feitas 16 neurocirurgias por semana, somando uma média de 64 por mês.
 
Ainda durante o Encontro, o diretor geral da unidade foi homenageado pela equipe do Serviço de Neurocirurgia do HGF. Zózimo Medeiros recebeu das mãos do neurocirurgião Edson Lopes Júnior uma placa comemorativa em alusão ao trabalho prestado pela direção geral nos últimos quatro anos.

alt

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
Twitter: @Hospital_HGF