Relatório de Gestão 2011-2014 é apresentado no HGF
30 de janeiro de 2015 - 18:40
O diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza apresentou o Relatório de Gestão 2011-2014: Realizações e Desafios. O estudo enumera pontos relevantes sobre a gestão nos últimos quatro anos. Identidade organizacional, ensino e pesquisa, pilares das práticas de gestão, tecnologia da informação e comunicação, além da governança clínica são tópicos ressaltados no decorrer das páginas do levantamento.
Destaque para itens como os principais marcos da instituição de saúde pública. Em quatro anos o HGF investiu em novas tecnologias com o intuito de avançar na precisão dos diagnósticos de alta complexidade, assegurando, assim, cada vez mais a segurança do paciente. Temos exemplos como a aquisição da hemodinâmica, um sistema de angiografia digital e também a chegada da nova ressonância magnética com o intuito de agilizar as realizações de exames.
A segurança do paciente é o foco da unidade, por conta disso, no Relatório de Gestão é possível identificar que o HGF trabalha para garantir isso. Em 2011, por exemplo, foi adquirido o moderno equipamento de rotulagem de tubos de coleta de sangue que realiza todo o processo de identificação do paciente. A base para que todo o processo de humanização fosse consolidado foi a implantação do Núcleo de Atendimento ao Cliente, no início de 2014. É pontuado, no levantamento, como atua o NAC HGF, principais atribuições, objetivos, ações e gerenciamentos. O Núcleo abrange marcação de consultas, retornos e exames, prontuário eletrônico, serviço de arquivo, gerenciamento de leitos internos, fluxo de acesso ao hospital, entre outros.
Passando pela gestão do cuidado, segue a implantação do Setor de Hotelaria. Receber bem o paciente significa ir além de assisti-lo na enfermaria, por isso, c HGF apostou no serviço de higienização, rouparia e dispensação de resíduos sólidos. A logística de materiais e a assistência farmacêutica também perpassa por essa nova estrutura montada dentro do hospital. Paralelo a isso, o desempenho econômico financeiro, a gestão de pessoas e os desafios para os próximos gestores.
De acordo com o diretor geral do HGF, Zózimo Luís de Medeiros, o documento deve servir como fonte de pesquisa não só para os novos gestores, mas também para as clínicas especializadas, profissionais da área da saúde e também de setores administrativos da unidade. “Tive o cuidado de destacar os principais pontos, os mais relevantes. Um novo desenho funcional vem se consolidando, buscando, de fato, primar, cada vez mais, pela organização e transparência.”, finalizou.
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF