87 novos internos de medicina chegam ao HGF em 2015
5 de janeiro de 2015 - 14:59
O ano de 2015 começa com novidades para 87 estudantes de medicina. Eles vão fazer parte do grupo de internato do Hospital Geral de Fortaleza. Os chamados internos são os alunos que chegam para iniciar a formação prática do curso de graduação. Os estudantes fazem parte de quatro instituições de ensino: Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade de Fortaleza e Centro Universitário Christus.
Dando as boas vindas estavam o presidente da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento, José Artur D’Almeida, a coordenadora geral do internato no HGF, Maria Nicó Duarte Castro Alves e o representante dos internos na coordenação geral do internato, Walber de Oliveira Mendes. Na pauta, temas como assiduidade, pontualidade, dedicação, frequência nos plantões, fluxo interno, humanização, desafios e compromisso. Segundo o interno Walber de Oliveira, “o internato traça uma espécie de perfil de como o aluno será após se formar médico”.
De acordo com a coordenadora geral do internato no HGF, essa etapa da vida do estudante de medicina representa a transição entre a teoria e a prática, haja vista que nesse momento o aluno fará parte e acompanhará, pessoalmente, os ensinamentos expostos nos livros. A médica Nicó Duarte Castro Alves chamou a atenção para a relevância do diálogo. “Vocês devem ter uma atitude reflexiva e crítica a respeito de tudo. Façam daqui uma extensão da família de vocês. Procurem resolver os conflitos da melhor maneira possível e coloquem em prática o bom senso.”, afirmou.
Por um período de dois anos, durante oito horas por dia, todos esses estudantes de medicina passarão pela clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e saúde comunitária. Esse é o eixo de todos os serviços ofertados no HGF, isso significa que os alunos têm a oportunidade de optar por fazer parte das clínicas disponibilizadas nesses serviços; isso vai depender do número de vagas ofertadas naquele período e de sorteios que são realizados a cada semestre.
Para finalizar, o presidente da SEAP, José Artur D’Almeida, ressaltou que a formação no internato é uma oportunidade de ampliar a aprendizagem. Segundo ele, esse momento é fundamental para construir a personalidade do profissional médico, já que os alunos poderão interfacear com outros profissionais da saúde como enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e etc.
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
Twitter: @Hospital_HGF