Dia do Fonoaudiólogo, 09/12: comunicar-se é o grande desfio

9 de dezembro de 2014 - 15:25

 
Hoje, 09 de Dezembro, Dia do Fonoaudiólogo, o Hospital Geral de Fortaleza presta uma homenagem aos profissionais que ajudam a somar resultados importantes à instituição. A profissão que foi regulamentada em 1981 tem um papel relevante nas unidades hospitalares de todo o país e no HGF não é diferente. O Setor de Fonoaudiologia existe há mais de 25 anos. 
 
O ano de 2014 foi marcado por muitas conquistas quando se reúnem os Serviços de Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia. Neste ano foi realizado, no HGF, o primeiro implante binaural do Ceará. A unidade que já é referência em implante coclear bilateral foi a pioneira, entre hospitais públicos e privados, a fazer essa cirurgia. 
 
O procedimento consiste em colocar um único aparelho auditivo que possibilite a perfeita audição dos pacientes, ou seja, um único processador estimula a audição dos dois lados. Os três pacientes beneficiados tinham diagnóstico de perda auditiva profunda. A nova técnica chegou ao Brasil em 2013. Cada implante binaural custa 160 mil reais.
 
O Setor de Fonoaudiologia tem um papel fundamental nesse processo de reabilitação pós-cirúrgico. Por mês, aproximadamente 400 pessoas são atendidas, entre crianças, jovens e adultos no Centro de Saúde Auditiva do HGF. Além dos fonoaudiólogos que atuam no Serviço, compõem a equipe otorrinolaringologistas, assistentes sociais, psicólogos, neurologistas, neurocirurgiões, pediatras e neonatologistas. “São no mínimo seis meses para um paciente se adaptar ao chamado ouvido biônico, por isso é importante o profissional habilitado”, explica a chefe do Serviço de Fonoaudiologia, Emília Kelma Alves.
 
 
Implantes cocleares em 2014
 
O Hospital Geral de Fortaleza é o único da rede pública de saúde do Estado credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de implantes cocleares, além de ser referência no Brasil nesse tipo de cirurgia. Por mês são realizados no HGF uma média de quatro implantes. 
Segundo a tabela SUS de financiamento, cada implante coclear custa cerca de 44 mil reais. Desde quando o hospital foi credenciado pelo MS para realizar esses procedimentos, já foram feitos 116 implantes cocleares.
 
Os índices comprovam o avanço do Serviço. Nos últimos dois anos dobrou o número de cirurgias de implantes cocleares, passou de 2 procedimentos, por mês, para 4. Já com relação às próteses auditivas, em 2012 a média mensal era de 35 pacientes com beneficiados com esses equipamentos, dobrando, em 2013, para 70 pessoas e em 2014 se mantém nessa média.
 
De acordo com dados do Setor de Fonoaudilogia, 62% dos pacientes atendidos no Centro de Saúde Auditiva são idosos, 35% crianças e o restante adultos.

                                                                                                                           Centro Cirúrgico do HGF – implante coclear
alt

 
Atendimento no HGF
Para ter acesso aos serviços prestados pelo Centro de Saúde Auditiva do HGF é preciso ter em mãos um encaminhamento para consulta, emitido pelos médicos dos postos de saúde (rede municipal) ou especialistas de outras unidades hospitalares com atendimento secundário. 
 
Serviço:
Centro de Saúde Auditiva do HGF – 3101. 3247

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
Twitter: @Hospital_HGF