Profissionais do HGF realizam atividade no Dia de Luta contra a AIDS

1 de dezembro de 2014 - 20:31

AIDS não tem cura, mas preconceito sim. Esse foi o tema da ação que aconteceu na manhã de hoje no Hospital Geral de Fortaleza. O encontro ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado em 01 de Dezembro.

A ação foi promovida pelo Setor de Suporte de Vida para Imunodeprimidos (SVI) do HGF. Durante todo o dia, uma equipe formada por enfermeiras e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e psicólogas recebeu quem passava pelos ambulatórios. O objetivo da ação foi tirar dúvidas sobre a AIDS, uma doença que avança com o passar dos anos, ainda assusta e traz muitos questionamentos por parte da população.

Vários funcionários, pacientes que vieram para consultas eletivas e seus acompanhantes tiveram acesso a material educativo e informativo, assistiram a vídeos e receberam preservativos, afinal, ainda é a conhecida “camisinha” a responsável pela prevenção da doença, alerta os especialistas.

alt

O auxiliar administrativo, Saulo Sousa, que veio junto com a mãe renovar e receber um medicamento fez questão de participar da ação. Ele deixou a vergonha de lado e interagiu junto aos palestrantes que falavam sobre a maneira correta de colocar o preservativo. “A doença está avançando porque muita gente tem vergonha de falar sobre sexo. Temos que ajudar a promover mais ações como essa. Eu acho que a falta de informação é a grande responsável pelo aumento no número de casos de AIDS”, afirmou Saulo Sousa.

A mobilização segue até amanhã. Nesta terça-feira, (02/11), serão realizados testes rápidos para a identificação do HIV. Os exames devem ser feitos no próprio HGF, no Setor de SVI. O público participante é ainda funcionários, pacientes marcados em consultas e acompanhantes.

Saiba mais:

Acompanhamento no HGF
Pacientes portadores do HIV, diagnosticados no Hospital Geral de Fortaleza, são acompanhados por uma equipe multiprofissional. No Ambulatório de Suporte de Vida para Imunodeprimidos, o soropositivo realiza exames periódicos e recebe tratamento de acordo com o estágio da doença. Em média, 50 pacientes são atendidos por semana no ambulatório.

AIDS x HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. A AIDS é o estágio mais avançado da doença.

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF