01/12: HGF realizará ação de combate à AIDS

28 de novembro de 2014 - 18:46

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 01/12, o Hospital Geral de Fortaleza vai realizar ações educativas com o objetivo de esclarecer usuários e colaboradores do hospital sobre formas de contágio, prevenção e tratamento da doença. Somente no Brasil, até junho de 2012, foram registrados 656.701 casos de AIDS. Os dados são do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
 

A iniciativa de discutir a doença no HGF é do Setor de Suporte de Vida para Imunodeprimidos- SVI. Segundo a assistente social, Cleide Souza, além da distribuição de material educativo e preservativos, serão exibidos vídeos com depoimentos de pacientes portadores do vírus. A ideia é quebrar tabus e preconceitos. “Entendemos que a disseminação de informação a cerca da doença é uma grande aliada na luta contra o preconceito. Infelizmente, ainda são muitos os casos de discriminação contra portadores do HIV”.
 
As ações serão realizadas no hall do 1º andar do Edifício Régis Jucá, a partir das 8h. Uma equipe multiprofissional, formada por médicos infectologistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens estarão no local para tirar dúvidas sobre a AIDS. 
 
Acompanhamento no HGF
Pacientes portadores do HIV, diagnosticados no Hospital Geral de Fortaleza, são acompanhados por uma equipe multiprofissional. No Ambulatório de Suporte de Vida para Imunodeprimidos, o soropositivo realiza exames periódicos e recebe tratamento de acordo com o estágio da doença. Em média, 50 pacientes são atendidos por semana no ambulatório. 
 
AIDS x HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. A AIDS é o estágio mais avançado da doença.
 
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF