No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o alerta é para a prevenção da doença

27 de novembro de 2014 - 16:31

O câncer é um grave problema de saúde pública. No Brasil, representa a segunda maior causa de morte com 15,5% dos óbitos, perde apenas para as doenças cardiovasculares. No Hospital Geral de Fortaleza as estatísticas seguem os números nacionais. Os casos de câncer no HGF são a segunda maior causa de óbitos, ficando atrás das doenças cardiovasculares. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença.

 
No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o principal alerta é tentar barrar o avanço da doença. Segundo a gerente do Serviço de Oncologia Clínica do HGF, Adriana Bezerra, procurar regularmente o médico e realizar os exames de mama e próstata periodicamente podem ajudar no trabalho de prevenção e descoberta precoce do câncer. “A população precisa se conscientizar de que é preciso desenvolver hábitos saudáveis e ter acompanhamento médico. Ainda é preocupante o número de mulheres com mais de 45 anos de idade que nunca fez um exame de mamografia”. 
 
As chances de sucesso de cura dos casos de câncer diagnosticados inicialmente são muito altas, segundo o médico oncologista do HGF, Marclesseon Alves. “É difícil falar em percentual de cura por que cada caso é um caso. Porém, não há dúvida que esse é o grande desafio: tratar a doença na fase inicial. Hoje os tratamentos são mais eficazes e modernos”. 
 
Oncologia no HGF
O Hospital Geral de Fortaleza é habilitado, ou seja, reconhecido pelo Ministério da Saúde, como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON. Os pacientes que recebem ou não o diagnóstico de câncer aqui na unidade, recebem tratamento de quimioterapia e procedimento cirúrgico. 
 
Para se ter uma ideia, entre os anos de 2008 e 2012, mais de 3.130 pacientes com câncer foram atendidos no HGF. Os dados são do Registro Hospitalar de Câncer- RHC, do hospital. As neoplasias, ou seja, os tipos de câncer mais frequentes são de próstata, no homem e de mama, nas mulheres.
 
Como prevenir a doença
Estima-se que os diferentes casos de câncer estejam relacionados com hábitos de vida pouco saudáveis. Obesidade, tabagismo, exposição solar expressiva, idade avançada e dieta rica em gorduras e pobre em fibras estão entre os fatores de risco. Para evitar o surgimento da doença, é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, carnes vermelhas e gorduras. 
 
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF