25/11: Dia Nacional do Doador de Sangue. Você já doou?

25 de novembro de 2014 - 17:35

O ato de doar sangue pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Por isso, a importância de tirar um tempinho na correria do dia-a-dia para ajudar a quem precisa. O Hospital Geral de Fortaleza abraçou esta causa quando firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE ainda no início deste ano. Hoje, as campanhas de coleta de sangue acontecem a cada três meses no hall do Auditório Principal do hospital. Trimestralmente uma equipe do HEMOCE vem ao HGF para atender os doadores.

As doações ajudam nas mais de 1.500 transfusões de sangue realizadas por mês, pela Agência Transfusional do HGF. Segundo a médica hematologista e hemoterapeuta responsável pelo Setor, Luiza Lins, cada doação, pode ajudar a salvar até quatro vidas. “O sangue não está à venda nas farmácias. Não há outra maneira, a não ser pelo gesto solidário de doar, de se captar sangue. Daí a importância da população se conscientizar para o ato. Cada doação apresenta quatro componentes que podem ajudar a salvar quatro diferentes vidas”.

Com o intuito de agradecer e captar potenciais doadores, o HEMOCE realiza a tradicional Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A VIII edição do evento tem como meta reabastecer o estoque do Hemocentro.  Segundo a assistente social da Captação de Doadores do HEMOCE, Alexandra Moraes, as maiores demandas são dos tipos sanguíneos: O+ e O-. “Nesses três últimos meses do ano, as doações tendem a cair. Justamente, um dos períodos mais críticos devido às férias escolares e festas de fim de ano. Precisamos reabastecer o estoque que trabalha com capacidade inferior a demanda recebida”.

Serviço:
Confira a programação da VIII Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Hemoce no HGF
O Hospital Geral de Fortaleza é parceiro Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Trimestralmente, o HGF funciona como local permanente de coleta de sangue. A unidade recebe uma equipe do HEMOCE preparada para atender os doadores. As doações podem ser feitas pelos próprios funcionários como também por pessoas que estejam de passagem pelo local e desejam ajudar.

Para doar sangue é necessário:
– Estar saudável e bem alimentado
– Pesar mais de 50 kg
– Ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade só podem doar com o consentimento do responsável legal)

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF