Jornada da Enfermagem discute o desafio da multidimensionalidade na assistência

21 de novembro de 2014 - 19:22

Quem deu as boas-vindas aos participantes da VIII Jornada de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza foi a Orquestra de Sopros de Pindoretama. O grupo, que tem como integrantes alunos das escolas públicas da região tocou o hino nacional e outras músicas instrumentais. A apresentação foi apenas um dos destaques da Jornada, que discutiu durante os dias 20 e 21/11 “A Multidimensionalidade do Objeto de Trabalho em Saúde na Perspectiva Interdisciplinar”.

 
O evento reuniu acadêmicos, auxiliares, técnicos e profissionais da enfermagem e outras áreas da saúde. O psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto iniciou os trabalhos explicando a importância de se trabalhar em equipe no campo da saúde. “Temos que ir além da nossa disciplina, sempre agregar valor e conhecer outras áreas. A multidimensionalidade é um desafio para a assistência”.
alt
 
No período da tarde, os profissionais discutiram processos em enfermagem que podem ajudar a aperfeiçoar o trabalho. “A partir do momento que eu aceito que o outro tem a me ensinar, fica mais fácil aplicar a interdisciplinaridade na gestão do cuidado. O tema é desafiante e passa por uma questão cultural”, afirmou o coordenador do Centro de Terapia Intensiva do HGF e um dos painelistas da Jornada, Dr. Marcílio Adjafre.
alt
 
A gerente do Serviço de Enfermagem do HGF, Valéria Viana reconhece que é preciso repensar o conceito de “cuidar” do paciente. “O Hospital Geral de Fortaleza já apresenta alguns avanços, como por exemplo, a prática de visitas interdisciplinares aos pacientes, os estudos de caso, as reuniões e principalmente a residência multiprofissional”. Por isso, Valéria Viana defende eventos como a Jornada de Enfermagem para discutir o assunto. “Estamos em busca do ideal. Daí a necessidade de debater e planejar. Quando a gente fala em cuidado, é preciso lembrar que por trás do paciente, existe um ser humano”. 
 
Ainda na quinta-feira, psicólogos, nutricionistas e médicos que atuam nas UTI’s e Setor de Transplante do hospital apresentaram painel sobre “Interdisciplinaridade na Gestão do Cuidado: da lógica profissional à lógica colaborativa”. As discussões continuaram na sexta-feira, 21/11, com palestras e debates. Os desafios e perspectivas das práticas de saúde e a gestão do processo de trabalho em enfermagem levaram os participantes a uma reflexão sobre o tema. Uma apresentação artística e o sorteio de brindes marcaram a solenidade de encerramento da Jornada. 
alt
 
O Diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros reforçou a importância da realização de debates que elevam o nível da residência médica. “O HGF é o maior hospital escola do Ceará. Trocar experiências sobre temas atuais, independentemente da área, é salutar para o hospital, para o profissional e para o nosso paciente”.  

Confira aqui mais momentos da Jornada.

 
 
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF