HGF realiza mutirão dia 11/11 de exames de mapeamento de retina

6 de novembro de 2014 - 19:13

Os Serviços de Endocrinologia e de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza realizam na próxima terça-feira, 11 de novembro, um mutirão para atender pacientes diagnosticados com retinopatia diabética. Na ocasião, 200 pacientes terão a oportunidade de realizar o exame de mapeamento de retina conhecido como “exame de fundo de olho”. O atendimento vai acontecer no Ambulatório de Endocrinologia/Diabetes e de Oftalmologia do HGF a partir das 08hs.  

 
A iniciativa faz parte da campanha “De olho no olho do diabético”, lançada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, regional Ceará, em alusão ao dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. Além do Hospital Geral de Fortaleza, o mutirão acontece sequencialmente no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão – CIDH.
 
Durante o mutirão no HGF, endocrinologistas, oftalmologistas e estudantes avaliarão casos suspeitos de retinopatia diabética e encaminharão, caso necessário, os pacientes para tratamento especializado de terapia de foto coagulação a laser. 
 
Segundo a chefe do Serviço de Endocrinologia do HGF e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Ceará, Tânia Bulcao, o exame de mapeamento de retina é fundamental para o diagnóstico precoce da retinopatia. “Esse procedimento é muito limitado. É por meio do exame de fundo de olho que podemos avaliar o grau de complicação da retinopatia, doença que pode levar a cegueira. Com o mutirão, teremos condições de ampliar o atendimento aos pacientes”. 
 
Além do mutirão, estão previstas atividades educativas para pacientes diabéticos no Ambulatório de Diabetes do HGF no dia 12/11. Já no dia 13/11, a programação fica por conta de educadores, enfermeiros e nutricionistas do HGF, Hospital Universitário Walter Cantídio, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e Hospital Infantil Albert Sabin. A ideia é orientar pais e crianças diabéticas sobre os riscos da doença por meio de atividades lúdicas. 
 
Diabetes
A diabetes é uma doença crônica, que atinge 382 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com os dados da Federação Internacional de Diabetes. Segundo estimativas das entidades, em 2035, esse número deverá chegar a 592 milhões. No ano passado, o Brasil era o quarto país do mundo com mais diabéticos, com 13 milhões de portadores, número que poderá subir para 592 milhões em 2035. Para cada caso diagnosticado, estima-se que haja um sem diagnóstico. 
 
Do total de brasileiros portadores, 1 milhão são crianças, de acordo com a Associação de Diabetes Juvenil. Em 2035, o número de brasileiros com a diabetes quase dobrará, chegando a 19,2 milhões. No ano passado, houve 124,6 mil mortes relacionadas à doença no País.
 
Atendimento no HGF
Somente no Ambulatório de Endocrinologia do hospital são atendidos cerca de 200 pacientes por mês, de segunda à sexta-feira. Já o Serviço de Oftalmologia presta atendimento a cerca de 1.300 pacientes por mês, também de segunda à sexta.
 
Serviço
Mutirão de exames de mapeamento de retina no HGF
Data: 11/11/14
Horário: 08hs
Local: Ambulatórios de Endocrinologia/Diabetes e Oftalmologia do HGF
 
Segue release com a programação da Sociedade Brasileira de Diabetes – CE
08/11 
(07h30 às 10h) – Caminhada AZUL na Av. Beira Mar ( ponto de saída Boteco da praia até a praça dos estressados).
 
(14h às 18h) – Atendimento em regime de mutirão em Shopping Center da cidade com a participação de médicos, residentes e estudantes das ligas de endocrinologia das universidades UFC,  UNIChristus, UECE e UNIFOR e exames de glicemia capilar, além de orientação sobre a doença. 
11/11 
(A partir das 8hs) – Lançamento da campanha “De olho no olho do diabético”. Mutirão de atendimento no CIDH (Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão) e HGF (Hospital Geral de Fortaleza), com realização de avaliação de casos suspeitos de retinopatia e realização sequencial de terapia de foto coagulação à laser nos casos necessários. 
 
12/11 
Atividade Educativa para pacientes diabéticos (Locais: ambulatório de Diabetes HGF; Ambulatório de diabetes HUWC e CIDH). 
 
13/11
A Criança Diabética: atividades lúdicas e de orientação com educadores, enfermeiros e nutricionistas no HGF, CIDH, HIAS e HUWC.
 
14/11
Iluminação Azul de monumentos importantes das cidades. Fortaleza: Imagem de Nossa Senhora de Fátima, Farmácia Pague Menos, algumas sedes Aldeota, Montese, Parangaba, Praça Portugal.
 
14/11
Alerta da doença aos Planos de Saúde: UNIMED, AMIL, CAMED, CASSI etc. com divulgação e orientações multidisciplinar.
 
Mais informações
Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Ceará 
3025.1337
www.diabetes.org.br
 
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF