Novembro Azul: especialista do HGF alertam para a prevenção do câncer de próstata

3 de novembro de 2014 - 19:57

A cada seis homens, um é diagnosticado com câncer de próstata. A estatística é da Sociedade Brasileira de Urologia e aponta para o surgimento de mais de 50 mil novos casos da doença, por ano, no Brasil. A estimativa é de que, neste ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
 
Com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuição da taxa de mortalidade e a importância da realização do exame da próstata, o Novembro Azul já entrou para o calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. Assim como acontece durante o Outubro Rosa, o movimento é um alerta para a prevenção do câncer de próstata.
 
O Hospital Geral de Fortaleza presta atendimento a esses pacientes através do Serviço de Urologia. Cerca de 200 pacientes são atendidos por semana. Além da consulta inicial, o paciente realiza ainda exames de laboratório e imagens. Segundo o chefe do Serviço de Urologia do HGF, Fábio Dantas, o grande desafio é conscientizar a população masculina sobre a importância da realização do exame da próstata. “Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma. Não tem como o paciente desconfiar que esteja doente. Só depois, começam a aparecer o sangramento na urina, dores nos ossos e a dificuldade de urinar. Por isso, o homem precisa sim fazer exames através do toque retal e do PSA periodicamente a partir dos 45 anos”. 
 
Quando há histórico familiar de primeiro grau os especialistas aconselham a fazer o exame ainda mais cedo: a partir dos 40 anos. Hereditariedade, alimentação desregrada, stress e alto consumo de alimentos saturados aumentam a incidência do câncer de próstata.  
 
Quando o paciente é diagnosticado com a doença no HGF ele dá início ao tratamento cirúrgico e complementar, explica Fábio Dantas. “Se o câncer estiver no estágio inicial, a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura. Já na fase mais avançada, o paciente é submetido aos tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia na unidade e em outros locais, como o CRIO e o ICC. O HGF é o único hospital da rede pública que presta serviço de emergência urológica no Estado”. 
 
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. 
 
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.
 
Consultas
Para ter acesso aos serviços prestados pelo Setor de Urologia do HGF é preciso ter em mãos um encaminhamento para consulta, emitido pelos médicos dos postos de saúde (rede municipal) ou especialistas de outras unidades hospitalares com atendimento secundário, como a Central de Regulação do Município (CRIFOR) e Central de Regulação do Estado (CRESUS).

 

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF