Outubro Rosa: enfermeiras do HGF alertam pacientes sobre a importância do autoexame

20 de outubro de 2014 - 20:30

Falar de um assunto sério de forma atraente e lúdica. Foi desta maneira que a equipe do Serviço de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza e acadêmicos da enfermagem, encontraram para chamar atenção de internas e funcionárias do hospital para a importância da realização do autoexame. A atividade em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aconteceu no Serviço de Obstetrícia do HGF.

 
As acadêmicas de enfermagem ensinaram, através da encenação de uma peça teatral, como é fácil e rápido realizar o autoexame. “A mulher tem condições de identificar se há algum nódulo fazendo o autoexame, ou seja, tocando a própria mama. Além, disso, a partir dos 40 anos, todas as mulheres precisam fazer a mamografia”, explica a coordenadora de enfermagem do Serviço de Obstetrícia do hospital, Cláudia Rejane. 
 
Apesar dos avanços tecnológicos, como o exame da mamografia, por exemplo, o câncer de mama ainda é o segundo tipo da doença que mais acomete mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Somente no Ceará são aproximadamente dois mil novos casos por ano. No País, esse número chega a 57 mil.
alt

 

Para o chefe do Setor de Mastologia do HGF, Antônio Nasser, prevenir o câncer de mama ainda é um desafio. “Apesar de trabalharmos com melhores condições de se diagnosticar e tratar o câncer de mama, nós médicos, precisamos da ajuda da sociedade para enfrentarmos essa doença”. 
 
alt

Foi a partir de um consulta com o ginecologista que Maria Madalena da Silva descobriu que tinha dois nódulos mamários. Aos 57 anos, a aposentada conta que se não tivesse feito a mamografia na época certa, seria mais difícil diagnosticar o problema. “Essa apresentação foi importante por que tem muita mulher que não sabe quando e como realizar a prevenção”. 

 
Autoexame
O autoexame deve ser realizado pelo menos uma vez na semana. Com uma das mãos na nuca, a mulher deve percorrer a mama com a outra mão, utilizando três dedos, como “tocar um piano”, por exemplo.
 
Os médicos orientam também para que a mulher aperte a mama e o bico do seio para verificar se há presença de líquido. Se houver líquido avermelhado, como sangue, é necessário buscar atendimento médico.
 
Informações
Serviço de Mastologia do HGF – 3101.3257
 
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF