Salvar vidas: curso capacita profissionais da emergência do HGF
17 de outubro de 2014 - 18:49
Aperfeiçoar técnicas que ajudam a salvar vidas. Esse foi um dos objetivos do curso de capacitação “Suporte Básico de Vida” voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no Serviço de Emergência do Hospital Geral de Fortaleza.
Durante três dias, os profissionais receberam instruções sobre o atendimento à pacientes acometidos de parada cardiorrespiratória. Segundo o enfermeiro do Hospital do Coração de São Paulo e instrutor do curso, Cláudio de Oliveira, a ideia é padronizar o atendimento de Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP) no Brasil. “Seguindo a risca o protocolo ensinado neste curso, as chances de sobrevida do paciente com parada cardiorrespiratória aumentam muito. Para tanto, é preciso trabalhar em equipe e aperfeiçoar os que eles já vivenciam no dia-a-dia”.
A iniciativa do Ministério da Saúde, através do programa SOS Emergência, capacitou sessenta profissionais do HGF. Segundo a gerente de Enfermagem do HGF, Valéria Maria Viana Barbosa, a qualificação permite que enfermeiros e técnicos de enfermagem se aperfeiçoem, cada vez mais, na assistência ágil e segura. “Cursos como este, são apenas o início de um projeto de educação permanente do setor”.
Para a gerente administrativa do Serviço de Emergência do HGF, Camila Alves Barbosa, o curso SBV contribuiu para aperfeiçoar a qualidade no atendimento aos pacientes que chegam ao hospital. “O HGF recebe muitos pacientes com perfil de alta complexidade, portanto, os profissionais que atuam na emergência precisam reciclar a aprendizagem sempre e o caminho para isso é a educação continuada”, disse.
A cada 90 segundos uma pessoa morre no mundo vítima de parada cardiorrespiratória. A estatística é da American Heart Association. A enfermeira, Mônica Falcão, que atua na emergência do HGF, aproveitou a oportunidade para aperfeiçoar os exercícios de compressão torácica e ventilação. “Gostei muito do conteúdo teórico e principalmente das aulas práticas do curso de SBV”.
Durante a capacitação os profissionais receberam um livro da American Heart Association e assistiram a um vídeo da Associação. No último dia do curso, 17/10, além dos profissionais, outras pessoas que atuam em diversos setores do HGF também tiveram a oportunidade de aprender ações simples, mas que podem salvar uma vida.

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF