Trabalho científico do HGF é reconhecido pelo Ministério da Saúde
5 de setembro de 2014 - 14:53
O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como objetivo valorizar os pesquisadores e seus trabalhos científicos, indispensáveis para o bom desenvolvimento das políticas públicas em saúde no país.
Um dos trabalhos finalistas que está concorrendo à edição do prêmio deste ano é: “Anticorpos antinucleares: estratégia de detecção de duas etapas”, de autoria da equipe médica do Hospital Geral de Fortaleza formada pelos especialistas Maria Roseli Monteiro Callado, Maria Nancy de Alencar Barroso, Vânia Maria Alves, Maria Arenilda de Lima Abreu, Lívia M. Mesquita Mororó Muniz e José Rubens Costa Lima.
O trabalho científico está concorrendo na categoria “trabalhos publicados” e avalia um método de automação para realizar os exames de autoanticorpos antinucleares.
Segundo a reumatologista Maria Roseli Monteiro Callado, uma das autoras do trabalho, a tecnologia utilizada para o desenvolvimento do método de automação se mostrou eficaz. “Podemos concluir que o avanço tecnológico possibilitou a melhora do fluxo da rotina dos exames de autoimunidade realizados no laboratório do HGF”, explica a médica.
Na próxima etapa do Prêmio, os trabalhos selecionados serão avaliados na íntegra, nos dias 23 e 24 setembro, pela Comissão Julgadora que definirá, em plenária, o trabalho premiado e as menções honrosas em cada categoria.
Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS
Desde 2002, o Ministério da Saúde premia a comunidade científica por meio do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. Os candidatos podem concorrer em quatro diferentes categorias: tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização ou residência.
Saiba mais sobre o trabalho selecionado
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
Twitter: @Hospital_HGF