Profissionais aprendem técnicas de controle da qualidade do leite humano no HGF
29 de agosto de 2014 - 18:10
Orientar as mamães sobre a forma correta da ordenha do leite humano e técnicas de coleta e armazenamento do alimento foram algumas das atividades realizadas nesta quinta-feira, 28/08 pelos profissionais que participam do Curso de Processamento e Controle de Qualidade dos BLH, no Hospital Geral de Fortaleza.
No Banco de Leite Humano do HGF, os profissionais tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na teoria. Na ocasião, enfermeiras, pediatras, nutricionais e profissionais de diversas áreas receberam instruções desde a abordagem sobre a importância do aleitamento materno a procedimentos que ajudam a conservar a qualidade do leite humano, a pasteurização. “É preciso preservar a qualidade do leite coletado. Para tanto, os profissionais que atuam nos BLH precisam seguir as normas estabelecidas pela ANIVSA e previstas no manual do Banco de Leite Humano”, afirma a consultora da rede nacional de BLH, Marli Lopes Vieira Peixoto.

Garantir a qualidade do leite humano coletado traz muitos benefícios para os receptores, os bebês prematuros que precisam ficar na Unidade de Tratamento Intensiva. Quanto mais seguro for o processo de armazenamento do alimento, mais rápido e eficaz será o tratamento do recém-nascido. “O leite humano coletado com qualidade evita perdas proteicas, contribui para o ganho de peso adequado, evita infecções e diminui o tempo de internação na UTI”, explica a enfermeira chefe do BLH do HGF, Lúcia Virgínia Reis Araújo.

A nutricionista Miriam Duarte veio de Sergipe para fazer a capacitação. “É um momento muito importante, pois trocamos experiências e informações com profissionais de outras áreas que trabalham nos BLH”. Já a pediatra Kelsiane Farias trabalha em Barbalha. Ela conta que participar do curso fez com que ela conhecesse na prática, a atuação de outros especialistas. “É um estímulo a mais para nós pediatras”.
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
Twitter: @Hospital_HGF