Dor de cabeça: sábado, 31/05, é dia de mutirão no HGF

30 de maio de 2014 - 12:00

O Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza no próximo sábado, 31 de maio, mais um Mutirão da Dor de Cabeça. Neurologistas e médicos residentes do Setor estarão atendendo e orientando as pessoas sobre o que é a Cefaleia. O atendimento vai acontecer de 8h às 14horas. O mutirão acontece simultaneamente em 15 cidades brasileiras.

Serão consultados os 100 primeiros pacientes que chegarem ao hospital com encaminhamento da atenção básica para uma consulta com neurologista por dor de cabeça. Vale ressaltar que é necessário o paciente trazer um documento de identificação oficial com foto. As pessoas que não forem atendidas no sábado (31/05), receberão orientação e terão seus nomes e contatos cadastrados para agendamento de consulta no ambulatório do HGF. Esses pacientes devem ser chamados durante o decorrer do ano.

O Ambulatório da Dor de Cabeça no HGF atende por mês cerca de 250 pacientes, sempre às quintas-feiras. Por ano são atendidos aproximadamente três mil pessoas pelos especialistas desta unidade de saúde.

De acordo com o chefe do Serviço de Neurologia e também membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Cefaleia, João José Carvalho, atualmente, milhares de pessoas em Fortaleza aguardam por uma consulta com o neurologista por motivo de dor de cabeça. “A ideia do Mutirão é ajudar a diminuir esta fila e ampliar as informações sobre o que é dor de cabeça, os seus tipos mais comuns e como se conduzir nas crises”, afirma o médico.

Segundo especialistas, a cefaleia é a queixa mais comum da humanidade e representa a décima causa de procura ao médico e a quarta causa de procura a emergências. Estima-se que 90% da população mundial apresente pelo menos uma dor de cabeça a cada ano e destes, cerca de 10% necessitem auxílio médico para o alívio de sua dor.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF