Segundo dia, 45ª Reunião Anual: novos modelos de gestão
29 de maio de 2014 - 20:20
No segundo dia de debates, da 45ª Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza, o tema central foi “Implantação de um Modelo Inovador de Gestão Assistencial – Desafios Gerenciais”. Estiveram presentes representantes dos principais hospitais que compõem a rede da Secretaria da Saúde do Estado e também da Secretaria Municipal da Saúde.
A busca pela excelência da gestão foi o destaque de todas as discussões. De acordo com o diretor médico do HGF, Marcos Lima, a pauta é relevante porque se faz necessário traçar ações e metas com base num conceito de rede que contemple a padronização dos processos assistenciais. “Precisamos apontar quais diretrizes seguir, com o intuito de chegar, com qualidade, onde desejamos”, afirmou. Marcos Lima salientou a criação do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) que garante a marcação de consultas, exames, retornos e encaminhamentos dos pacientes. O NAC que começou a ser implantado na unidade em 2013 é um sistema todo informatizado que tem o intuito de ofertar qualidade e rapidez no atendimento. Por dia são atendidos pelo Núcleo 1.200 pessoas.
O superintendente do Instituto Doutor José Frota, Hugo Walter Frota Filho, falou sobre o planejamento estratégico da unidade. “O excedente da demanda do IJF é bem parecido com o do HGF. Somos hospitais referência, damos suporte a toda a rede e por isso trabalhamos em níveis altíssimos de atendimento”, relatou. De acordo com Hugo Frota, para que uma gestão seja eficaz o modelo deve contar com pontos como, por exemplo, acolhimento e encaminhamento eficientes, além de políticas e ações que objetivem a redução do tempo de permanência do paciente.
A Diretora do Hospital Infantil Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela, pontuou sobre os pilares que regem a unidade, são eles: assistência, ensino, pesquisa e humanização. Segundo ela, esse último ponto é muito relevante dentro da instituição, haja vista que trata de um público singular. O HIAS cuida de crianças e adolescentes há mais de 60 anos. Para Marfisa de Melo, um modelo de gestão que funcione deve ter como plano de fundo a humanização em todos os processos.
No período da tarde, o gerente do Núcleo da Tecnologia do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fernando Carvalho, apresentou o sistema de informação ArsVita aos presentes. A nova ferramenta vai permitir a informatização e publicização do tratamento do paciente e vai dar suporte às unidades administrativa e assistencial do hospital. “A partir da implantação do sistema, vamos eliminar o uso do papel. Todas as informações serão adicionadas ao Arsvita, das prescrições aos exames dos pacientes”, explicou Fernando Carvalho.
Após toda a implantação do sistema no HGF, será possível, por exemplo, acompanhar virtualmente o número de exames e procedimentos solicitados pelos médicos e a evolução de cada paciente da unidade. O sistema já está funcionando nas unidades de emergência e ambulatório do hospital.
O segundo dia da Reunião Anual foi encerrado com a exposição do painel: Consultório de Enfermagem – Uma estratégia para mapeamentos de risco. Na oportunidade, Fernanda Pereira Melo, gerente de enfermagem do Centro Cirúrgico do HGF, falou sobre a importância do trabalho dos profissionais da enfermagem da admissão à alta dos pacientes.
O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, participou dos debates, pontuou algumas situações e fez alguns questionamentos. O gestor ressaltou as mudanças promovidas, atualmente, no HGF como a implantação do NAC e o redimensionamento de pessoal. “O comprometimento de todos fortalece o processo e ajuda a fazer com que os objetivos sejam alcançados”, finalizou. Segundo a direção do hospital, além do ArsVita, outros 12 pontos eletrônicos de videoconferências serão instalados com o objetivo de facilitar a comunicação dos centros cirúrgicos do HGF com outros hospitais do interior do Estado.
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