Ministro da Saúde oficializa o Programa “SOS Emergências” no HGF
10 de maio de 2014 - 15:16
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, visitou o Hospital Geral de Fortaleza para oficializar e credenciar a unidade terciária no Programa SOS Emergências, estratégia do Governo Federal que tem o objetivo de melhorar o atendimento nos principais hospitais de urgências do país. O HGF é a 28º unidade a integrar o programa.
De acordo com o titular da pasta, o Ministério da Saúde investirá R$ 50 milhões de reais no hospital. O recurso deve ser direcionado para a compra e manutenção de equipamentos, capacitação e treinamento de profissionais, qualificação de leitos de retaguarda e investimentos em novos serviços de qualidade. “A rede está sendo estruturada. Temos que envolver os poderes municipal, estadual e federal para que as ações tenham eficácia”, afirmou.
A comitiva do Ministério conheceu as instalações do Setor de Urgência e Emergência do HGF. “Se avaliarmos o volume de atendimento que é feito aqui e o grau de gravidade do paciente acolhido, posso afirmar que esse hospital realiza um trabalho excelente. Pudemos ver o comprometimento dos gestores e dos profissionais que trabalham nessa unidade, com o atendimento qualificado”, destacou Arthur Chioro.
Na visita estiveram presentes o Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Ciro Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entre outras autoridades que compõem o quadro de coordenadores da rede SESA. Os gestores, municipal e estadual, ressaltaram a relevância do trabalho que está sendo desenvolvido, pelos poderes, a fim de reestruturar a rede de saúde pública de urgências e emergências, da atenção básica ao atendimento terciário.
Ciro Gomes falou sobre a expansão e o fortalecimento da rede com a inauguração dos hospitais do interior do estado e a construção de uma nova unidade, o hospital metropolitano, que também será entregue aos cearenses. O secretário destacou ainda a importância de otimizar a classificação de risco e centralizar o sistema de regulação para evitar que pacientes aguardem, por muito tempo, um leito. “A nossa missão é atender da melhor forma possível o paciente. Temos que receber bem e fazer a regulação o quanto antes, sem entraves ou burocracias”, disse.
Ainda durante a visita, foi assinado o Termo de Compromisso do “SOS Emergências” que garante a adesão ao programa e também apresentado pelo Diretor Geral do HGF o Plano de Trabalho que reúne ações e metas para a unidade. Segundo Zózimo Medeiros, esse Plano tem como base um conceito de rede que contempla a padronização da gestão. “Traçamos ações desde a porta de entrada, acolhimento do paciente, passando pela classificação de risco, internação ou regulação, tratamento humanizado, realização de exames, acompanhamento direcionado, segurança do paciente, até alta hospitalar. Padronizar tudo isso e intensificar esse conceito de gestão participativa são ferramentas de trabalho do programa SOS Emergências”, finalizou.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HG