A cura da alma através dos acordes
23 de abril de 2014 - 17:27
Os acordes da Orquestra do Limiar regeram a manhã de hoje, 23/04, do Hospital Geral de Fortaleza. A instituição recebeu o grupo de músicos eruditos da Associação Paulista de Medicina (APM) que se apresentou no hall do Centro de Imagens. Pacientes, acompanhantes e profissionais que trabalham na unidade de saúde tiveram a oportunidade de ouvir música clássica.
Cada peça do programa é apresentada de forma lúdica e interativa pelo regente, que também é médico. De acordo com músico e clínico geral, Samir Rahme, o objetivo é promover momentos de reflexão, por intermédio da harmonia e do bem-estar proporcionados pela música. “O projeto cumpre o papel de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano. Mais do que isso, promove um passeio rico e variado pela música instrumental, despertando emoções e aconchegando o espírito de um público especial”, revela o maestro Samir Rahme.
Após a apresentação principal, a orquestra dividiu-se em grupos. Eles seguiram para os andares do prédio eletivo, onde estão internados os pacientes que não puderam descer. Esse momento foi importante e comovente, porque o HGF é uma unidade de saúde pública terciária que cuida de pacientes com doenças de alta complexidade que, muitas vezes, estão acamados e sem condições de locomoção.
Com o tema “Raízes do Brasil”, a apresentação enalteceu desde os eruditos Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Carlos Gomes, aos populares Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, passando pelo intelectual Chico Buarque, incluindo Chiquinha Gonzaga, Ernani Aguiar, Ronaldo Miranda e tantos outros nomes.
A apresentação faz parte do Programa “Música nos Hospitais”, realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a APM e o grupo farmacêutico Sanofi Brasil. Em onze anos de história, o Programa já levou seus acordes a pacientes, familiares, médicos e profissionais de saúde em 57 hospitais brasileiros. Foram 22 cidades visitadas e 146 concertos realizados, beneficiando mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil.
Coordenando a ação estava o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, que fez questão de estar a frente da atividade e receber o programa. De acordo com ele, o Musica nos Hospitais dá uma cara nova ao ambiente hospitalar. “Temos aqui pacientes com patologias de alta complexidade que, muitas vezes, têm de enfrentar tratamentos exaustivos e a música chega para amenizar esse clima. Essa é mais uma iniciativa que visa o bem estar de nossos pacientes”, ressalta o diretor. O diretor disse ainda que beneficiados também foram os profissionais que trabalham na unidade. O convite foi extenso a todos os colaboradores. “O HGF está de portas abertas para o Música nos Hospitais”, finalizou.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF