Hospitais se preparam para atender urgências na Copa
1 de abril de 2014 - 19:33
Está acontecendo em Fortaleza o sexto Workshop para Construção de Planos Hospitalares, realizado em cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o Governo Alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. Aberto na manhã de terça-feira, 1º de abril, Marina Park Hotel, o workshop faz a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento prossegue até sexta-feira, 4 de abril.
“Precisamos nos preparar – todos os hospitais – para dar assistência com qualidade e segurança”, disse na abertura do workshop a secretária-adjunta da Secretaria da Saúde do Estado, Lilian Beltrão, ressaltando o legado da Copa do Mundo na área da saúde para o Estado. O treinamento em construção de planos hospitalares vai capacitar 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza, além de gestores da cidade-sede de Manaus. Com esse novo treinamento, que se conclui em Fortaleza, o Ministério da Saúde contabiliza 4,5 mil profissionais capacitados em diversos setores da saúde para atuar na Copa do Mundo, de acordo com Márcio Barreto, representante da Força Nacional do SUS.
O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW e a GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A proposta do Ministério da Saúde é subsidiar estratégias e ferramentas de gestão para fortalecer os Hospitais Referenciados de Alta Complexidade na organização dos Planos Hospitalares integrando assim o componente móvel e fixo da Rede de Atenção às Urgências.
Conforme o representante do Host City Program Ulrich Held, o objetivo do workshop é promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras, tendo em vista a necessidade de um produto teórico prático na construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas. Foram enviadas para o treinamento no Brasil equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos que trabalharam nas cidades-sede do Mundial da Alemanha.
O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo simulado, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara