Hospitais se preparam para atender urgências na Copa

1 de abril de 2014 - 19:33

Está acontecendo em Fortaleza o sexto Workshop para Construção de Planos Hospitalares, realizado em cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o Governo Alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. Aberto na manhã de terça-feira, 1º de abril,  Marina Park Hotel, o workshop faz a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento prossegue até sexta-feira, 4 de abril.

“Precisamos nos preparar – todos os hospitais – para dar assistência com qualidade e segurança”, disse na abertura do workshop a secretária-adjunta da Secretaria da Saúde do Estado, Lilian Beltrão, ressaltando o legado da Copa do Mundo na área da saúde para o Estado. O treinamento em construção de planos hospitalares vai capacitar 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza, além de gestores da cidade-sede de Manaus. Com esse novo treinamento, que se conclui em Fortaleza, o Ministério da Saúde contabiliza 4,5 mil profissionais capacitados em diversos setores da saúde para atuar na Copa do Mundo, de acordo com Márcio Barreto, representante da Força Nacional do SUS.

alt

O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW e a GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A proposta do Ministério da Saúde é subsidiar estratégias e ferramentas de gestão para fortalecer os Hospitais Referenciados de Alta Complexidade na organização dos Planos Hospitalares integrando assim o componente móvel e fixo da Rede de Atenção às Urgências.

alt

Conforme o representante do Host City Program Ulrich Held, o objetivo do workshop é promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras, tendo em vista a necessidade de um produto teórico prático na construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas. Foram enviadas para o treinamento no Brasil equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos que trabalharam nas cidades-sede do Mundial da Alemanha.

alt

O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo simulado, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).

alt

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara