Juízes Federais visitam HGF como unidade referência em saúde

19 de março de 2014 - 17:27

O Hospital Geral de Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira, 19/03, uma comissão formada por sete juízes federais. A comitiva foi organizada pelo Procurador Geral do Estado, Fernando Oliveira e pelo Juiz Federal Diretor do Foro, Leonardo Resende Martins. O objetivo foi conhecer de perto as especificidades da unidade, afim de que os juízes, recém empossados no Ceará, se tornem mais próximos da realidade do hospital.

A comitiva está visitando alguns equipamentos que possuem um papel relevante no Estado e que prestam assistência a toda população cearense. De acordo com o juiz federal Leonardo Resende, o intuito é estreitar relações e buscar diálogos mais próximos. “Precisamos sair de dentro dos gabinetes. Temos que deixar de ser meros julgadores, precisamos ser interlocutores”, ressaltou. Tomando como base as intervenções judiciais que algumas vezes envolvem a unidade, o procurador Fernando Oliveira falou sobre a importância da visita. “É essencial conhecer todo o processo, dentro de uma unidade tão complexa, para não tomar decisões equivocadas ou que, na prática, não podem ser obedecidas de imediato”, disse.

alt

A comissão foi recebida pelo diretor geral da unidade, Zózimo Medeiros. O gestor fez uma apresentação minuciosa sobre o funcionamento do hospital e as principais atuações do HGF. Os números recentes e quais os principais desafios também foram assuntos que pautaram o encontro. Na oportunidade, os juízes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas. Segundo o diretor, nos últimos sete anos a unidade quase que triplicou de tamanho, passou de 22.113,03m² para 64.373,87m². Em 2006 eram 337 leitos e atualmente são 554 efetivos. Ele falou ainda sobre a quantidade de pacientes que são atendidos, por exemplo, no setor de marcação de consultas e exames; cerca de 1.200 por dia. Outro dado relevante foi que em 2013 foram realizadas quase três mil cirurgias apenas na emergência.

alt

Ainda durante a manhã a comitiva visitou as instalações do HGF. Os juízes conheceram, na prática, como funciona uma unidade terciária de saúde que cuida de pacientes com patologias de alta complexidade. No roteiro, o Setor de Transplante Renal e Hepático, os leitos de unidade de terapia intensiva e a unidade de AVC que é referência no Brasil. Além disso, puderam estar presentes na Emergência e conhecer in loco a complexidade do setor.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF