HGF recebe 115 novos residentes de várias especialidades médicas
7 de março de 2014 - 18:10
O Hospital Geral de Fortaleza abre as portas para mais 115 novos residentes de várias especialidades médicas. Os dados são da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento (SEAP) que realizou na manhã desta quinta-feira, 06/03, a solenidade de recepção dos estudantes de medicina. O encontrou reuniu não só os novos residentes, mas também os chefes dos serviços, diretores administrativos e todos aqueles envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da instituição.
O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, iniciou o discurso de boas vidas apontando as principais mudanças ocorridas no HGF, principalmente, logo após a posse do novo Secretário de Saúde, Ciro Ferreira Gomes. O Setor de Urgência e Emergência que passou a ter um controle com classificação de risco, mais eficaz, dando maior resolutividade na porta de entrada e a implantação do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) que tem como objetivo padronizar o fluxo ambulatorial de consultas e marcação de exames pautaram o discurso.

Além disso, o diretor geral falou das novas tecnologias que ganham cada vez mais força no HGF com a compra de novos equipamentos para o Centro de Imagens como, por exemplo, a aquisição de um tomógrafo e uma ressonância magnética, sendo, esses dois instrumentos de ponta, haja vista que possuem uma maior potência energética. Ele falou ainda sobre a conclusão das obras do Setor 4 que contempla a nutrição e finalizou convidando os novos residentes a fazerem parte desse novo processo de construção do novo HGF.
De acordo a presidente do SEAP, Jane Eyre Rodrigues de Azevedo, pode-se afirmar que, hoje, o HGF é a instituição de saúde do Estado que mais contribui com a formação de profissionais na área da saúde. Nestes dois últimos anos, o hospital passou de 21 para 35 programas de residências médicas. Segundo ela, recentemente o HGF também recebeu a aprovação dos Ministérios da Saúde e da Educação para implantação do Programa de Residência Multiprofissional na linha de cuidado ao paciente neurológico e neurocirúrgico, com previsão de inicio para junho de 2014, com 24 vagas.
A coordenadora da residência médica do HGF, Aglaís Gonçalves da Silva Leite, falou que entre as várias vantagens da residência está o incentivo aos médicos assistencialistas ao estudo e pesquisa, resultando na melhora do atendimento e cuidado do paciente. Ela citou ainda o pioneirismo do hospital com a criação do Programa de residência em Cirurgia Digestiva.
Após os pronunciamentos, o supervisor de cada programa de residência médica entregou aos residentes um CD personalizado contendo o regimento interno da unidade de saúde e os manuais das especialidades médicas do HGF.

Já no período da tarde foram apresentadas aos alunos, pelo chefe da urgência e emergência, Breitner Gomes Chaves, as rotinas do setor e suas especificidades. O funcionamento do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), projeto pioneiro e ousado para tornar a marcação de consultas e exames eficaz e eficiente, foi apresentado pelo diretor médico do HGF, Marcos Lima.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF