Setor de Neurologia do HGF forma mais cinco médicos especialistas

23 de janeiro de 2014 - 16:23

 
Na manhã desta quinta-feira, 23/01, os residentes de neurologia clínica do Hospital Geral de Fortaleza concluíram o processo de formação acadêmica. Durante toda esta semana, cinco médicos defenderam seus trabalhos científicos. As monografias foram avaliadas pelo corpo clínico que compõe o serviço de neurologia do HGF.
 
O HGF se destaca pela atuação não só no atendimento assistencial ao paciente de alta complexidade, mas também pelo compromisso firmado como unidade de ensino e pesquisa. Por ano são formados nesta unidade de saúde pública cinco médicos neurologistas. A residência foi criada em 2005 e de lá pra cá o serviço formou quarenta médicos especialistas. Em 2014 a grande novidade é que o número de vagas disponibilizadas aumentou de cinco para oito.
 
Nos últimos anos o Governo do Estado vem investindo na criação de uma rede de saúde pública especializada em pacientes neurológicos e o HGF contribui para essa formação capacitando médicos especialistas. A Unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri, por exemplo, atualmente está sendo coordenada por um dos ex-residentes formados no HGF, o médico Gustavo Vieira.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o recomendado é 01 médico neurologista para cada 30 mil habitantes, proporcionalmente, aqui no Ceará essa média é de 01 especialista para cada 150 mil habitantes. De acordo com o chefe do Setor de Neurologia e também coordenador da Unidade de AVC do HGF, João José Carvalho, “formar esses médicos é o mesmo que entregar para a sociedade, cada vez mais, qualidade e responsabilidade assistencial. A ideia é formar um número maior de neurologistas a cada ano para que atuem nos diversos equipamentos de saúde que estão sendo concretizados pelo Governo do Estado do Ceará”, ressaltou.
 
alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF