Residência Multiprofissional no HGF

17 de janeiro de 2014 - 17:39

O Hospital Geral de Fortaleza mais uma vez é pioneiro na área de ensino e pesquisa. Desta vez a unidade vai abrir a porta para a Residência Multiprofissional em Neurologia/Neurocirurgia de Alta complexidade, uma modalidade de ensino em nível de pós-graduação Lato Sensu. O objetivo da Residência é formar lideranças técnicas-científicas-políticas de diferentes profissões da saúde para a qualificação da Rede de Atenção ao Paciente Neurológico e Neurocirúrgico de Alta Complexidade. A intenção é fomentar a promoção, proteção e recuperação da saúde desses pacientes tendo como base a cooperação interprofissional e interdisciplinar, a fim de oferecer melhor qualidade no atendimento.

Serão abertas vagas para os profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. A Residência se caracteriza como treinamento em serviço, com regime de dedicação exclusiva, duração mínima de dois anos, carga horária semanal de 60h, totalizando 3.072h.

A Residência Multiprofissional em Neurologia/Neurocirurgia de Alta Complexidade do HGF está inserida nas Residências Integradas em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará – RIS/ESP/CE e tem a ESP/CE como Instituição formadora da Residência, responsável pela execução administrativa, financeira e pedagógica do programa. A Escola de forma articulada e conjunta com o Centro de Estudos do HGF, instituição executora da Residência, construiu a proposta pedagógica do programa.

Além da escala do HGF, os residentes passarão por escalas na Atenção Básica, Hospital Albert Sabin, Instituto Dr. José Frota, SAMU, Unidade de Pronto Atendimento E Programa de Atenção Domiciliar.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Residência, Aíla Maria da Silva Bezerra, a formalização dessa parceria ocorreu por meio de instrumentos pactuados entre os gestores maiores dessas instituições com o aval do Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Ciro Gomes. A Residência Multiprofissional é regulada pelo Ministério da Educação e as bolsas dos residentes são financiadas pelo Ministério da Saúde. “O programa espera fomentar a transversalidade e a grupalidade entre as diferentes profissões da equipe de saúde e as residências médicas por meio de atividades de campo e de núcleo (sessões científicas, estudos de casos, rodas de discussão, oficinas de elaboração de projetos científicos, etc.)”, destacou a coordenadora do Programa.

A Residência Multiprofissional do HGF deve iniciar ainda esse semestre. No próximo mês, em feveiro, sai o edital para que em março e abril ocorra o processo seletivo. O objetivo é que já no mês de maio o Programa começe a funcionar. 

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS

Enfermagem – 4
Farmácia – 2
Fisioterapia – 4
Fonoaudiologia – 2
Nutrição – 3
Odontologia – 2
Psicologia – 3
Serviço Social – 2
Terapia Ocupacional – 2

MAIS INFORMAÇÕES
Seção de Estudos e Aperfeiçoamento (SEAP-HGF) – 3101.3183

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF