Histórias de conquistas e vitórias no Natal dos Transplantados do HGF
26 de dezembro de 2013 - 21:28
Renascer mais uma vez foi o que fizeram muitos transplantados no Hospital Geral de Fortaleza numa tarde de domingo. Regada de muita emoção, a Festa de Natal dos transplantados do HGF renovou as energias daqueles que tiveram a oportunidade de nascer de novo.
Cerca de 300 transplantados participaram da Festa de Natal organizada pela equipe de enfermagem do Setor de Transplantes do HGF. Diversão, distribuição de presentes, lanche, apresentação musical com um coral de crianças, além da voz e violão do grupo de transplantadas do Projeto Rim Art do HGF fizeram parte do encontro.

E nada como boas histórias para narrar uma festa que emocionou não só transplantados, mas também funcionários e visitantes. “A idade é apenas mera formalidade” disse Juarez Machado. O aposentado de 81 anos é o transplantado mais idoso do Estado. Após quase cinco anos fazendo hemodiálise, há seis meses Juarez ganhou um novo rim. Com a família ao lado, ele participou da festa de Natal que esse ano veio com boas novas. “Conquistei minha vida de volta”, afirma.

Do mais idoso para uma das mais jovens. Cassiana Pereira, de 14 anos, fez questão de sair da enfermaria e fazer parte da festa. A mãe, Daniela Pereira, conta que a filha nasceu com insuficiência renal e há 15 dias passou por um transplante. Apesar da fragilidade vista num primeiro olhar, Cassiana demonstrou na festa que está de bem com a vida. “Nunca participei de algo assim, de uma festa grande assim. Com certeza meu Natal esse ano foi diferente”, relata a jovem.

Colecionar vitórias também faz parte da vida de Francisco Batista dos Santos. Após sete anos de um transplante renal, há dois meses o piauiense passou pela segunda cirurgia, as duas feitas no HGF. “Um novo rim me trouxe, mais uma vez, a oportunidade de renascer”, disse ele ao lado da esposa que transmite um amor incondicional.

O palco da festa não ficou vazio nem por um instante. Relato de histórias emocionantes trouxeram sentimentos de gratidão à tona. Foi o que aconteceu com Francisco Franklin Memória de Menezes. O aposentado foi o primeiro paciente que passou por um transplante de fígado no HGF. “O meu caso foi bem peculiar. Eu tive uma espécie de hepatite fulminante e poderia ter morrido se não tivesse feito o transplante. A correria foi grande”, conta ele com um vasto sorriso no rosto.

A médica que atendeu Francisco Memória foi a chefe do Setor de Transplante Hepático do HGF, Ivelise Brasil. A especialista esteve na festa e compartilhou com ele mais um ano de vitória. De acordo com Ivelise “o encontro de natal é importante porque os transplantados comemoram o fato de estarem bem, reforça com a equipe o trabalho desenvolvido e leva aos pacientes força para continuar o tratamento”, destacou.
Pensamento também compartilhado pelo chefe do Setor de Transplantes do HGF, Ronaldo Esmeraldo. O médico fez questão de agradecer e ressaltar o trabalho desenvolvido por toda a equipe do transplante. Ele falou das conquistas, dos avanços e dos desafios para o próximo ano. “Aqui podemos ver muitas histórias de superação e com certeza todas elas são compartilhadas com a nossa equipe. De pertinho acompanhamos caso a caso e eles se tornam parte da nossa família que só cresce a cada ano”, falou.
Nem o Papai Noel deixou de contar sua história de superação. O cearense Katulo Gutierrez, que até pode não ter um nome muito comum, coleciona conquistas relevantes. Mas a principal delas, segundo ele, foi receber um rim após dez anos de tratamento medicamentoso e dois anos de hemodiálise. “Nasci e renasci no Ceará”, disse.

Toda a festa foi organizada pela equipe de enfermagem que ao longo de meses pensou cada detalhe da festa. “Vários parceiros nos ajudaram. Cada um contribui como podia e juntos conseguimos realizar a festa. O nosso maior presente é ver esses transplantados felizes e principalmente com saúde”, disse a enfermeira Bruna Coelho, uma das organizadoras da festa.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF