Dia do Doador de Córneas reúne transplantados no HGF

13 de dezembro de 2013 - 22:05

Um dia para comemorar e se conscientizar. Hoje, 13 de dezembro, é a data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Córneas. O Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza promoveu uma programação especial para comemorar a data. Em sua 6ª edição, as homenagens, mais uma vez, foram aos doadores de córneas que estavam representados por seus familiares. Esse ano a festa contou com apresentações musicais e teatro. 
 
O evento que ocorreu no auditório principal do HGF contou com a presença, além de transplantados e familiares, também de profissionais da área como a enfermeira que faz parte do corpo clínico da Central de Transplantes do Ceará, Mônica Paiva que enfatizou a relevância em promover ações que estimulem a conscientização das pessoas com relação à doação de órgãos.Mônica Paiva também destacou o trabalho desenvolvido no Banco de Olhos desta unidade.
 
O HGF é o único hospital da Rede de Saúde do Estado que possui um Banco de Olhos. Nele, ficam armazenadas as córneas captadas em todos os hospitais do Ceará. Segundo a Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HGF, Márcia Vitorino, que organizou toda a ação desta sexta-feira, no ano de 2012 foram doadas 894 córneas, sendo que dessas 628 foram encaminhadas para transplantes. Já agora, em 2013, até novembro, foram doadas 907 córneas e 654 foram encaminhadas para transplantes. “Todos os anos reunimos transplantados e profissionais para mostrar o quanto é importante disseminar uma cultura de ajuda ao próximo. Esses dados, crescentes, mostram isso”, destacou.

alt

 
O HGF é referência em oftalmologia de alto risco. Os pacientes que chegam com indicação de transplantes de córnea podem realizar a cirurgia tanto no próprio HGF quanto em clínicas privadas que sejam conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
De acordo com a coordenadora do Banco de Olhos do HGF, Marineuza Memória, com o tratamento técnico diferenciado que ocorre no Banco de Olhos, o índice de rejeição dos transplantes diminui. 

Ainda durante o encontro foram abordadas questões relevantes à saúde do transplantado. O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, fez questão de ressaltar porque eventos como este são relevantes para a unidade, haja vista que reúne profissionais e pacientes como o intuito de promover uma troca de saberes, um intercâmbio de informações. “Esse é um hospital de ensino e pesquisa, portanto, deve apostar na educação permanente. Esses pacientes devem ser acompanhados permanentemente e esse entrosamento promove isso”, disse. 

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF