09 de Dezembro: Dia do Fonoaudiólogo. Um serviço de destaque no HGF
9 de dezembro de 2013 - 19:02
Hoje é o Dia Nacional do Fonoaudiólogo e comunicar é o grande objetivo da fonoaudiologia. A profissão que foi regulamentada em 09 de Dezembro de 1981 tem um papel relevante nas unidades hospitalares de todo o país. No Hospital Geral de Fortaleza o Setor de Fonoaudiologia existe há mais de 25 anos.
Por mês são atendidos no ambulatório de fonoaudiologia 80 pacientes. A média de atendimento, por semana, é de 14 pessoas com próteses auditivas e mais 6 pacientes com implantes cocleares. O HGF é a única unidade de saúde do Ceará que realiza, através do Sistema Único de Saúde, o implante coclear, além de ser referência no Brasil nesse tipo de cirurgia. De acordo com a tabela SUS de financiamento, cada implante coclear custa cerca de 44 mil reais. De 2009 pra cá, quando o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento, já foram feitos 101 implantes.
O Setor de Fonoaudiologia tem um papel fundamental nesse processo de reabilitação pós-cirúrgico. De acordo com a chefe do serviço, Emília Kelma Alves, “São no mínimo seis meses para um paciente se adaptar ao ouvido biônico, por isso é importante o profissional habilitado”. O Núcleo de Saúde Auditiva do HGF recebe e oferece ao paciente todo o acompanhamento necessário através de vários profissionais como psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.
Os números atuais comprovam que o Setor de Fonoaudiologia está ganhando cada vez mais força. Segundo a chefe do serviço, em agosto desse ano dobrou o número de cirurgias de implantes cocleares, passou de 2 procedimentos, por mês, para 4. Além disso, no ano passado a média era de 35 pacientes com próteses auditivas, por mês, já agora em 2013 esse número é de 70 pessoas.
Atualmente formam o corpo clínico da fonoaudiologia 20 profissionais que atuam não só nos atendimentos ambulatoriais, mas também em diversos setores como, por exemplo, nas enfermarias, nas UTI’s neonatal e adulto, na Unidade de AVC e também na emergência.
Em reconhecimento ao trabalhado desenvolvido, hoje, dia do fonoaudiólogo, o HGF recebeu uma placa comemorativa. A solenidade de entrega ocorreu no Câmara Municipal de Fortaleza. Quem esteve representando o hospital foi a fonoaudióloga Eda Queiroga que exerce a profissão há 20 anos no HGF.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br