Atividade física e descontração para 250 pacientes hipertensos do HGF

7 de dezembro de 2013 - 15:19

Sábado. Não é segredo para ninguém que esse é, muitas vezes, um dia reservado para esquecer um pouco da semana que passou, deixar de lado o estresse e apostar num bom fim de semana. No Hospital Geral de Fortaleza, nesse sábado (07/12), não foi diferente para 250 pacientes hipertensos atendidos na unidade. Animação, alegria, descontração e muito bom humor narraram o encontro.

O Natal dos hipertensos do HGF encerra a programação do ano de 2013. O acolhimento dos pacientes foi feito pela Banda da Polícia Militar do Estado do Ceará que apostou nas músicas contemporâneas. As cadeiras estavam lá, mas muitos deixaram a comodidade de lado e arriscaram passos pra lá de animados.

alt

A iniciativa foi da equipe do Ambulatório de Cardiologia e Hipertensão Arterial que realiza um trabalho periódico de acompanhamento de todos esses pacientes. O objetivo dos encontros é promover uma espécie de educação continuada. Atividades físicas, orientações e dicas de como controlar a pressão alta, distribuição de brindes, além de um bom forró pé de serra fizeram parte da programação.

São cadastrados cerca de 5 mil hipertensos no hospital. De acordo com a cardiologista que faz parte do corpo clínico do Setor, Josene Vitorino Dantas, “quando o paciente participa de atividades como essa é notória a melhora no quadro clínico dele”.

alt

Os profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar do ambulatório pensaram em todos os detalhes. A nutricionista Gorete Barreto destaca que o intuito é promover uma mudança no estilo de vida dessas pessoas. Pensamento também compartilhado pela enfermeira Tânia Pinheiro. Segundo ela, os encontros acontecem há 15 anos e são periódicos porque para que o tratamento, muitas vezes exaustivo, tenha uma adesão positiva é necessário esse estímulo.

alt

Estimulados estavam Manoel Lino dos Santos e Maria Iracema da Silva. A aposentada descobriu a hipertensão e o diabetes há mais de cinco anos, tempo também que é atendida no ambulatório. O sorriso estampado no rosto demonstrava o sentimento de alegria que, segundo ela, “vai fazer diferença em todo o mês de dezembro”. Impulsionado por ela estava o aposentado Manoel Lino que pela primeira vez conhecia a festa de Natal dos hipertensos do HGF. “Eu cheguei no grupo agora e pretendo não sair mais. Com certeza a minha saúde agradece”, disse.

alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br