Além de contratar leitos, Sesa faz reforma nos hospitais para desafogar HGF
21 de novembro de 2013 - 22:29
O Hospital Geral de Fortaleza, da rede da Secretaria da Saúde do Estado, tem a maior emergência portas abertas do Ceará, com 122 leitos e 23.768 atendimentos feitos de janeiro a agosto deste ano. Pela capacidade de assistência em alta complexidade, com profissionais especializados e equipamentos adequados, a emergência do HGF é referência para casos graves e complexos, nas mais diferentes especialidades, como a neurologia para tratamento dos pacientes com AVC. O resultado desse perfil de emergência pública terciária, aberta 24 horas, com a missão de atender todos os pacientes e assegurar o direito à saúde, é a superlotação, que foi reduzida, significativamente, nos últimos dias. A média até setembro deste ano era de 100 pacientes atendidos fora dos leitos, em área improvisada. A média caiu para 30 pacientes.
A redução é resultado de um conjunto de medidas adotado pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Secretaria da Saúde de Fortaleza. Entre as medidas, aumento do número de leitos contratados na rede privada. De 40 leitos subiu para 93 o total contratado no Hospital Senador Fernandes Távora. Já estão com pacientes encaminhados pela emergência do HGF. A articulação para o aumento de leitos foi da Sesa e a contratação de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Fortaleza. Há mais 42 leitos contratados na Santa Casa em Fortaleza.
Reforma
O número de leitos também será ampliado dentro do HGF. Para isso, já foram iniciadas obras de reforma. As medidas incluem ainda a instalação de novos leitos em outro hospital que integra a rede pública estadual,o Hospital Dr. Waldemar Alcântara. Lá, serão 24 leitos que estarão prontos até o início do próximo mês de dezembro, e mais 36 leitos até o fim de dezembro. No total, 60 novos leitos, que serão somados aos 185 leitos para adultos que no Waldemar Alcântara já são retaguarda do HGF. Recebem prioritariamente pacientes vindos do Hospital Geral de Fortaleza. Ainda no Hospital Waldemar Alcântara e até o final deste ano serão construídas duas salas cirúrgicas.
Cirurgias
A realização de cirurgias eletivas de alta complexidade no Hospital Regional Norte em pacientes que estavam na fila de espera do HGF também reduz a lotação no hospital, afirma a médica coordenadora de Regulação, Avaliação e Controle da Sesa, Lilian Beltrão. Todos os pacientes operados em outubro e neste mês de outubro no HRN, em Sobral, construído pelo governo do Estado, eram pacientes que estavam na fila de cirurgias eletivas do HGF. Lá estão sendo feitas cirurgias de aneurismas cerebrais e arteriografias para diagnósticos precisos de doenças neurológicas.
A capacidade de assistência, incluindo a qualificação dos profissionais, estrutura de UTI e tecnologia de ponta, colocam o Hospital Regional Norte no mesmo nível dos principais hospitais da capital. As cirurgias neurológicas estão sendo minimamente invasivas, através da introdução de um pequeno aparelho na virilha dos pacientes até a cabeça graças a moderna tecnologia utilizada. No HRN são 382 leitos. Há 30 leitos de UTI ( 10 para adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais), além dos 30 berçários de médio risco.
Regulação
A integração da Central de Regulação do Estado (Cresus) e a Central de Regulação de Fortaleza (Crefor), com a modernização do sistema de informação, é outra medida que está sendo implantada para melhorar a regulação de pacientes. A regulação encaminha os pacientes para hospitais mais perto de onde moram e que oferecem os serviços necessários.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara