Fórum debate ideias para alavancar as pesquisas clínicas no Ceará
19 de novembro de 2013 - 20:44
Arte: Thiago Vidal
O Fórum de Pesquisa Clínica do Hospital Geral de Fortaleza: a realidade da pesquisa nos hospitais de alta complexidade foi promovido durante toda essa terça-feira (19/11). O objetivo do encontro foi apresentar e discutir a situação real das pesquisas em seres humanos nos hospitais terciários do Ceará.
O Fórum foi promovido pela Seção de Estudos e Aperfeiçoamento (SEAP), por meio da Rede Nacional de Pesquisa Clínica do HGF. De acordo com o coordenador do RNPC, o neurologista José Artur Costa D’Almeida, o encontro pode mudar o cenário das pesquisas em seres humanos nos hospitais de alta complexidade. “Precisamos de uma regulamentação para que os estudos ocorram de maneira coerente. O Governo do Estado do Ceará sabe a importância dessa organização e, portanto, está apostando na evolução das pesquisas”, afirma.
Fotos: Thiago Vidal

Estiveram presentes ao Fórum representantes dos Centros de Pesquisas de vários hospitais que compõem a rede de atenção da Secretaria da Saúde do Estado como, por exemplo, dos Hospitais César Cals, Albert Sabin e São José. De acordo com o coordenador do Centro de Pesquisa do Instituto do Câncer, Nelson Belarmino, existem diversos trabalhos de pesquisas sendo realizados e publicados nas unidades de saúde, em contrapartida, segundo ele “precisa-se apostar na organização de todo esse material”.
Representando a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará estava o superintendente de apoio à gestão da rede de unidades de saúde, Lineu Ferreira Jucá. Segundo ele, o governo ver com otimismo a regulamentação das pesquisas clínicas nos hospitais de alta complexidade. O impulso e a cooperação no sentido de fomentar os trabalhos científicos é algo que se deve viabilizar sempre.
O diretor geral do HGF afirmou que o objetivo da unidade de saúde é cada vez mais expandir procedimentos e disseminar conhecimentos de boas práticas científicas. “Todas as pesquisas clínicas devem passar pela Rede Nacional de Pesquisa Clínica do HGF. Desta forma temos como organizar e regulamentar os estudos. A nossa intenção é ampliar e dar apoio a essas práticas”, finalizou.

Ainda durante o Fórum foi realizada uma capacitação em pesquisa clínica por meio da discussão sobre a nova resolução do CONEPE 466/12. Os profissionais participaram de um workshop sobre como inserir, passo a passo, um projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF