I Workshop de Gerenciamento de Enfermagem do HGF

18 de novembro de 2013 - 23:12

                                                                                                                                                           Fotos: Oona Quirino

A assistência feita ao paciente com qualidade e segurança depende do trabalho de grupos bem específicos como, por exemplo, o de enfermagem. Seguindo essa linha de raciocínio nasce o I Workshop de Gerenciamento de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza. O objetivo do encontro foi traçar um panorama geral sobre o perfil ideal de um gerente de enfermagem. Cerca de quarenta profissionais do HGF participaram do treinamento. A intenção foi promover uma educação continuada através de oficinas.

Temas como as competências dos gerentes de enfermagem, os desafios do profissional, a importância do capital humano nas equipes de saúde, o papel dos trabalhadores de enfermagem, hierarquia administrativa e assistencial, dimensionamento de pessoal, direitos e deveres dos membros da equipe, modelo assistencial, ética no trabalho, motivação, manuais de procedimentos, normatização de enfermagem, ambiente de trabalho, estrutura física da unidade incluindo mobiliários, materiais e equipamentos foram abordados nos dois dias de encontro.

alt

De acordo com a chefe do Serviço de Enfermagem do HGF, Gilvânia Ferreira Castro Granjeiro, o I Workshop de Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem tem como objetivo dar instrumentos ao enfermeiro para transformar conceitos em práticas de gestão. “Reunimos alguns cenários de dentro do HGF. Tomamos como base a nossa própria realidade para elaborar conceitos e práticas de gestão. Aqui focamos o gerenciamento com qualidade e segurança”, ressaltou.

Vários profissionais que atuam em diferentes setores da unidade de saúde pública estiveram presentes. A gerente de enfermagem que trabalha no Setor de Transplante Renal do HGF, Celi Melo Girão, foi uma das que participou do workshop. Ela falou sobre a relevância do encontro e pontuou situações corriqueiras do serviço. “Temos que estar atentas a tudo, desde a escala de pessoal até a qualidade do atendimento ofertado ao paciente. Por isso essas oficinas são tão importantes”, disse.

Representando o HGF estava o Diretor Médico e Técnico da unidade, Marcos Lima, que falou sobre a importância de um serviço de enfermagem completo e dinâmico dentro de um hospital. Para ele, esse serviço é o pilar de qualquer instituição de saúde. “A enfermagem tem que absorver um papel multidisciplinar. Isso é fundamental”, salientou.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF