Professor da Escola de Medicina de Harvard visita Unidade de AVC do HGF

15 de novembro de 2013 - 16:31

A Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza recebeu na manhã de hoje, 15/11, a visita do neurologista americano Louis Caplan, professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, em Boston. Caplan é autor de 37 livros e de mais 600 artigos em revistas médicas. O médico americano é membro sênior de muitas sociedades médicas como, por exemplo, da Divisão de Doenças Cerebrovasculares da Beth Israel Deaconess Medical Center, Boston. Ele atuou como presidente da Sociedade de Neurologia de Boston e da Sociedade Neurológica de Chicago.

O chefe da Unidade de AVC e também chefe do Setor de Neurologia do HGF, João José de Carvalho, recebeu o especialista com toda a equipe multidisciplinar que atua dentro da unidade, além de profissionais da saúde que trabalham no restante do hospital. A intenção da equipe foi repassar ao americano como funciona a Unidade de AVC.

Louis Caplan caminhou pelas dependências do local, conversou com profissionais e pacientes. O americano destacou que ficou surpreso com alguns aspectos como o tamanho e a organização da Unidade, o volume de atendimentos realizados e a qualidade do serviço prestado. “Eu estou impressionado. Os pacientes são bem assistidos e a equipe multidisciplinar faz toda a diferença. O atendimento é completo”, ressaltou o especialista.

alt

Uma das coisas que mais chamou durante a visita foi a forma de interação do médico americano com os pacientes e os profissionais que atuam no HGF. Além de perguntar sobre o funcionamento da Unidade, Louis Caplan ministrou uma verdadeira aula de semiologia. O médico deu dicas únicas de como examinar o paciente valorizado os aspectos ver e ouvir e, de que forma se deve observar e analisar o contexto de sinais apresentados no quadro clínico. A médica residente Milena Sales Pitombeira apresentou alguns casos ao médico americano. Ela afirmou que “a oportunidade de estar ao lado de Louis Caplan e aprender com ele vai fazer toda a diferença no caminho profissional”.

alt

O chefe da Unidade de AVC, João José de Carvalho, foi o responsável pela visita do médico americano ao HGF. O neurologista é o presidente do IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares que pela primeira vez está sendo realizado no Ceará. Durante a visita o especialista expôs ao médico americano o empenho do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, em combater o avanço da doença, o que também chamou a atenção do americano. Segundo João José, está sendo articulada uma rede de atenção ao AVC. “Temos em funcionamento a unidade do HGF e do Hospital Regional do Cariri (HRC). Além disso, está sendo implantada outra em Sobral. Nossa meta é muito ousada – em 2015 nenhum cearense estará a mais de 100 quilômetros de uma unidade de AVC”, afirmou o neurologista.

alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF