Curso nos dias 18 e 19 forma coordenadores intra-hospitalares de transplante

13 de novembro de 2013 - 19:35

Na agenda da próxima semana da Secretaria da Saúde do Estado um curso se destaca pela complexidade do tema e relevância para a saúde pública, com importantes avanços no Ceará. É o “Curso de formação de coordenadores intra-hospitalares de transplante”, que a Central de Transplantes  realizará  na próxima segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, a partir das 8 horas no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza. Os temas abordados vão desde a entrevista familiar para identificar potenciais doadores até depoimentos de transplantados. Entre os transplantados, está Helena Faustino de Figueredo, que dará o depoimento dela no encerramento do curso, às 16 horas de terça-feira. Helena é transplantada de rim. Vive há oito anos e 4 meses com um rim doado, após transplante no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública estadual. Com saúde, ela faz o que mais gosta: cantar e tocar violão.

Participarão do curso profissionais que trabalham nas comissões intra-hospitalares , responsáveis pela entrevista com familiares de potenciais doadores. A legislação determina que todo hospital, público ou privado, com mais de 60 leitos deve criar a comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos (CIDOTT). No Ceará, há 17 comissões instituídas. Segundo a Central de Transplantes, há 30 hospitais com mais de 80 leitos e capacidade técnica, como manter UTI e neurologista, para implantação de CIHDOTT  e se tornarem doadores. As comissões identificam os potenciais doadores e agilizam o processo de doação e transplante.

Este ano, até esta quinta-feira, 13, foram realizados no Ceará 1119 transplantes. A expectativa da Secretaria da Saúde é de que o Estado supere o número de 1.248 transplantes feitos no ano passado. Em pulmão e medula óssea o total de transplantes feitos este ano já superou 2012. Nove transplantes de pulmão foram realizados. No ano passado, até o final do ano, foram transplantados 4 pulmões. O número de transplantes de medula óssea (autólogo) já está em 42 este ano, ultrapassando os 26 feitos em todo o ano de 2012.       

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara