Semana do Bebê no HGF movimenta ambulatório de prematuros

7 de novembro de 2013 - 20:50

Informações sobre boa alimentação e cuidados essenciais, em meio a fraldas e diversão, assim foi o cenário de abertura da Semana do Bebê no Hospital Geral de Fortaleza. Mamães, papais e nenéns tiveram hoje, 07/11, um atendimento diferenciado no ambulatório de prematuros do HGF.

A equipe multidisciplinar que atua no setor organizou uma manhã especial, toda voltada para o bem estar dos pequenos que já nasceram tendo que enfrentar grandes desafios. A música narrou a chegada dos participantes que cantaram ao som da voz e do violão de Helena Faustino, transplantada renal, que fez questão de levar ao publico alegria e descontração. Já a nutricionista Talita Alencar ensinou como fazer o conhecido suco verde, rico em ferro e vitamina C. “O objetivo é valorizar alimentação saudável e evitar anemia ferropriva que é comum em bebês prematuros”, afirmou a nutricionista.

alt

Já a fisioterapeuta Kátia Lobo ensinou aos pais a massagem shantala que traz benefícios diretos para crianças prematuras, como a contribuição para um melhor desenvolvimento psicomotor. Além disso, tem como objetivo estreitar relações afetivas por meio do toque. De acordo com a enfermeira neonatologista Doelam Coelho, uma das coordenadoras da Semana, o envolvimento da família e a atenção oferecida aos seus filhos repercutem positivamente no desenvolvimento da criança. “O nosso objetivo é levar conhecimento e orientações relevantes aos pais, a fim de contribuir para o bem estar de cada um desses pequenos”.

A Consultora do Unifec para a coordenação da Semana do Bebê no Ceara, Lúcia Macedo Sales, explica que essa é uma estratégia de mobilização social que incentiva os municípios a realizar ações em favor da primeira infância. Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. No estado do Ceará a Semana foi regulamentada através da Lei Nº14.841, de 28/12/2010, significando um avanço e compromisso da esfera pública com o desenvolvimento integral da criança e o engajamento do Governo do Estado na Rede Estadual da Primeira Infância – REPI-CE.

A coordenadora do ambulatório dos bebês prematuros, Silvana Silton, afirma que existe um cadastro de quase mil crianças no setor que estão em atendimento ou já passaram por ele. Segundo Silvana, o acompanhamento é feito até os sete anos de idade por uma equipe multidisciplinar que congrega além de enfermeiras, fisioterapeutas e nutricionistas, também fonoaudiólogos e médicos pediatras.

Um exemplo disso é a pequena Jéssica de pouco mais de dois meses. A pequena nasceu com 34 semanas, pesando 1 quilo 738 gramas. Hoje, a família, que participou da Semana, comemora os 4 quilos e 600 gramas que Jéssica já soma hoje. O pai, Jameson de Paula, atento aos ensinamentos dos profissionais, relata que “é muito bom poder tirar dúvidas e desmistificar ideias”.

alt

Vale ressaltar ainda que outras ações da Semana do Bebê no HGF devem ocorrer ainda na próxima quinta-feira, 14/11. Veja a programação:

DATA LOCAL ATIVIDADE DESCRIÇÃO CONVIDADOS HORÁRIO
 14/11  
 UTI neonatal
 
· Promoção da saúde com grupo de pais
 
· Grupo terapia do Riso
 
· Distribuição de kit de recém-nascido
– Grupo de pais, de bebês internados na neo, simularão cuidados básicos com o bebê: troca de fralda, banho e higiene do umbigo (com bonecas), na qual as mães não poderão interferir na dinâmica.
– Grupo de terapia do riso fará animação.
-Ana Maria
-Regina Sá
– Iorana
-Simone
– Marta
9h às 11h

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF