HGF promove capacitação para enfermeiros de UTI’s

23 de outubro de 2013 - 22:13

Considerando a carência de pessoal especializado no mercado de trabalho, nasceu no Hospital Geral de Fortaleza a ideia de capacitar e profissionalizar enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem para atuar em unidades de terapia intensiva de adultos, nos centros cirúrgicos e na emergência. Durante três meses, a Seção de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisas do Hospital Geral de Fortaleza (SEAP-HGF), por meio do Projeto de Educação Permanente em Saúde e Enfermagem, promoveu o Curso de Capacitação de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto.

De acordo com o diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, o curso foi pensado e viabilizado para suprir uma necessidade real que é a falta de profissionais qualificados para atender uma demanda crescente de pacientes críticos. “O HGF incorporou essa missão e tomou pra si essa responsabilidade, haja vista que é papel desta unidade de saúde pública oferecer um atendimento humanizado de qualidade para todos os pacientes que chegam”, destacou.

A entrega dos certificados ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 23/10. O curso teve duração de 112 horas, sendo realizado não apenas de forma teórica, mas também na prática. O conteúdo foi programado de forma técnica, com alto nível pedagógico. “É importante que os profissionais ponham em prática, de forma imediata, o que aprenderam”, afirmou uma das coordenadoras do curso, a enfermeira Albertisa Rodrigues Alves.

A capacitação abordou temas como a sistematização da assistência em enfermagem, ética profissional, segurança do paciente, monitorização hemodinâmica invasiva, pressão venosa central, intracraniana e arterial, ventilação mecânica, nutrição, eletrocardiograma, transplantes e doação de órgãos, necessidade da família na terapia intensiva e cuidados com feridas.

 
alt

Ao todo foram capacitados quinze profissionais. O quadro de professores era formado por enfermeiros, psicólogos e médicos, um total de dezessete profissionais. Alguns facilitadores fazem parte do próprio corpo clínico do HGF, já outros foram convidados da Secretaria da Saúde do Estado.

Vale ressaltar ainda que os profissionais capacitados já foram encaminhados para vários setores do Hospital como, por exemplo, à Unidade de AVC, UTI’s e Emergência.

A coordenação geral do curso ficou sob a responsabilidade da psicóloga e presidente do SEAP, Jane Eyre Rodrigues de Azevedo, da enfermeira Ilvana Lima Verde Gomes e da enfermeira Albertisa Rodrigues Alves.

alt

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF