Luta contra o câncer de mama mobiliza enfermarias do HGF

21 de outubro de 2013 - 21:38

Tudo cor de rosa, assim ficou a enfermaria da Mastologia do Hospital Geral de Fortaleza. O início da Semana do Outubro Rosa trouxe consigo um cenário lúdico para 37 leitos, ao mesmo tempo em que alertou sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos se reuniram com os internos para falar um pouco como a prevenção e o diagnóstico precoce podem diminuir os índices de mortalidade. De acordo com especialistas, 90% das pacientes têm chance de cura caso a doença seja diagnosticada no início.

Com muito bom humor, o alerta sobre os riscos do câncer de mama ficou por conta do grupo Anjos da Enfermagem. O Projeto, financiado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren/Ce),  apoiado pela Faculdades Nordeste (Fanor), desenvolve ações de educação em saúde para crianças e adultos. Desta vez o público alvo da apresentação foram as pacientes que estão internadas nas enfermarias da mastologia, ginecologia, cirurgia plástica, cabeça e pescoço, ortopedia e reumatologia.

alt

Quem participou da palestra teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a doença. A mãe de primeira viagem, Laurisse Silva, foi uma delas. A estudante de dezenove anos que teve neném há quatro dias perguntou sobre como o autoexame das mamas pode ajudar a detectar a doença. “Adorei a iniciativa. Aqui a gente recebeu um material educativo que pode nos ensinar como fazer direitinho o exame”, destacou Laurisse.  

alt

O material informativo, o qual a estudante se referiu, foi distribuído não só nas enfermarias, mas também para as funcionárias que trabalham no HGF. Além das internas, as servidoras do Hospital também fizeram parte das ações. O grupo caminhou pelas dependências do HGF e ressaltou a relevância em fazer parte diretamente do movimento Outubro Rosa.   

alt

A Semana foi organizada pelo Setor de Ginecologia e Obstetrícia, juntamente com a Emergência Obstétrica e o Setor de Mastologia. As coordenadoras da Semana, as enfermeiras gerentes Regina Sá e Sarah Mendes, destacaram que o foco é disseminar a informação sobre os riscos da doença, tratamento e principalmente a importância da prevenção. Também estiveram presentes ao encontro, a gerente do Serviço de Enfermagem do HGF, Gilvânia Granjeiro e o diretor médico José Antônio Morano.

alt

O diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, que participou das atividades, fez questão de destacar o compromisso que a Unidade tem em atender as mulheres vítimas da doença. Zózimo Medeiros falou sobre os exames realizados no HGF para detectar precocemente o câncer de mama, como por exemplo, a mamografia. De acordo com o Centro de Imagens do HGF, de janeiro a setembro desse ano foram realizadas 2.537 mamografias.

» VEJA AQUI MAIS FOTOS.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF